ECONOMIA

Copel fará estudos de 15 novas hidrelétricas no Paraná

A Copel obteve registro ativo junto à Aneel para elaborar os projetos básicos de 11 PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) no curso do rio Piquiri, na região oeste do Paraná, e para promover os estudos de viabilidade de outros quatro aproveitamentos de médio porte no mesmo rio.

Os trabalhos, já iniciados, deverão estar concluídos dentro de um ano, aproximadamente. Muito embora os registros obtidos não gerem direito de preferência à Copel na obtenção da outorga desses empreendimentos, a Companhia tem a firme disposição de explorar tais potenciais.

A obtenção da outorga para construir e explorar todos os 15 aproveitamentos acrescentaria 659 MW de potência instalada ao parque próprio de geração da Copel – hoje com capacidade total de 4.550 MW e formado por 17 usinas hidrelétricas e uma termelétrica a carvão mineral.

Potencial - O Piquiri é um dos cinco mais importantes rios paranaenses, percorrendo por 485 quilômetros as regiões Centro-Sul e Oeste, até desaguar no rio Paraná. Seu potencial hidráulico para geração de energia elétrica vem sendo estudado há muito tempo pela Copel.
AEN