CIDADE

Maringá participa pela oitava vez do Dia do Desafio

Lançado nesta quinta-feira (20), no Sesc Maringá, a edição 2010 do Dia Mundial da Atividade Física, o “Dia do Desafio”, terá neste ano a participação de 347 municípios do Paraná. A competição será realizada na próxima quarta-feira (26), das 0 hora até às 21 horas, e desta vez Maringá irá enfrentar a Ciudad de Tacna, no Peru.

O “Dia do Desafio” é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. A ação propõe que pessoas de todas as idades interrompam as atividades rotineiras e pratiquem durante 15 minutos consecutivos qualquer atividade física. Cidades de mesmo porte em relação ao número de habitantes estabelecem uma competição amigável para mobilizar o maior número de pessoas.

A secretária de Esporte e Lazer, Edith Dias, convida a população maringaense para participar deste dia tão importante para melhorar a qualidade de vida da população. “Contamos com a participação de todos da comunidade, de pessoas de todas as idades, crianças, adultos e idosos, até os atletas das mais variadas modalidades, para que Maringá vença mais uma vez esse desafio incentivando a prática da atividade física”.

De acordo com o diretor do Sesc, Antonio Vieira, o projeto está crescendo cada vez mais em busca de mobilizar as pessoas a dedicar um tempo do dia para cuidar da própria saúde. “Queremos que esse dia seja um incentivo para que a população possa praticar atividade física todos os dias do ano. Concentramos esforços para mobilizar cada vez mais pessoas e mais municípios a fazerem parte desse desafio, que vem crescendo a cada ano. Esta ação expressa um profundo gesto de cidadania e preocupação com a comunidade”, ressalta.

Os participantes podem fazer as atividades em grupos ou individualmente e devem ligar para a central do Dia do Desafio no Sesc – 0800 643 6690, e informar o nome, a atividade que praticou e o horário. As atividades podem ser ginástica, musculação, alongamento, ciclismo, caminhadas, corrida, danças, expressão corporal, futebol, handebol, voleibol, judô, skate, cama elástica, entre outras.

História

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

O Dia do Desafio passou a acontecer todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce cada vez mais em número de cidades e em total de participantes.
PMM