EVENTO

7º Festival de Cinema começa hoje em Maringá

Começa hoje e segue até o dia 28 de maio em Maringá, a sétima edição do Festival de Cinema, que será realizado no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Neste ano, o tema é o futebol, em razão da Copa do Mundo na África.

Além das exibições de filmes, haverá mostra competitiva e debates com temas focados na Lei Rouanet, Política Privada de Cultura, Política Pública de Cultura, Formação de Platéias e Jornalismo Cultural.

O primeiro filme será exibido hoje às 14 horas. É um curta-metragem paranaense de nome “Inverno”, do diretor Paulo Trejes, tem 18 minutos, com reprise na segunda-feira, dia 24 de maio, às 15h35.

Todos os filmes terão duas exibições. Para encerrar o primeiro dia, haverá a exibição do longa (35 mm) “A Erva e o Rato”, do cineasta Júlio Bressane que está na categoria Hors Concours, será exibido às 21h, sendo a segunda apresentação no último dia do festival às 17 horas.

O coordenador geral do evento, Pery de Canti, contou que o objetivo do festival é “levar ao grande público, significativa mostra da produção brasileira e reunir personalidades ligadas a esta atividade, além de contribuir para a projeção nacional e internacional da cidade de Maringá e do Estado do Paraná.”

A novidade deste ano é a realização de uma mostra paralela denominada “I Festivalzinho Tudo Em Poucos Minutos”. “A finalidade principal do festivalzinho é fomentar a produção local, dos moradores de Maringá, para a produção cinematográfica”, disse Canti.

O 7º Festival de Cinema de Maringá tem patrocínio da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e Associação de Vídeo e Cinema (AVEC), apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

HOMENAGENS

O cineasta brasileiro, Júlio Bressane, e a atriz, Ittala Nandi, serão os homenageados desta edição do festival de cinema.

Júlio Bressane nasceu no Rio de Janeiro em 1946 e começou a fazer filmes em 16mm aos doze anos de idade. Tornou-se conhecido no mundo do cinema, em 1965, quando foi assistente de produção de Walter Lima Júnior em “Menino de Engenho” e Fernando Campos em “A Viagem”.

Bressame é um digno representante do cinema marginal, fez dois curtas-metragens em 1966 “Lima Barreto, trajetória” e “Bethania bem de perto” co-dirigido com Eduardo Escorel.

De 1967 até hoje, o cineasta fez cerca de 40 títulos e tem em sua biografia filmes como “A Família do Barulho”, “Brás Cubas”, “Os Sermões - A História de Antônio Vieira”, “Filme de Amor”, “Cleópatra” e “A Erva do Rato”.

Já a atriz Ittala Nandi é formada em Ciências Contábeis pela Escola Normal São Carlos (RS), porém escolheu seguir o caminhos das artes em Caxias do Sul, cidade onde nasceu. Ela cursou teatro amador e, no início dos anos 1960, foi para São Paulo, onde cursou interpretação com o professor Eugênio Kusnet, no Teatro Oficina.

Ittala atuou em diversas peças como “Os pequenos burgueses”, “Os inimigos” e “O rei da vela”, mas foi no cinema que consolidou sua carreira. O primeiro filme como atriz foi “Gentle Rain”, produzido nos Estados Unidos em 1966. Na TV Globo, a atriz participou de séries e novelas consagradas como “Carga Pesada” (1979), “Que Rei Sou Eu?”(1988/89), “Pantanal”(1994), “Você Decide”(94 e 97), “A Justiceira” (97) e “A Casa das Sete Mulheres”(2004). Em 2005, Ittala assinou contrato com a Rede Record e participou das novelas “Prova de Amor”, “Caminhos do Coração”, “Os Mutantes” e “Caminhos do Coração - Promessas de Amor”.
Maringá Mais