GERAL

Secretário Maringaense recebe Honra ao Mérito Odontológico Nacional

O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, recebeu na última sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, a Medalha Honra ao Mérito Odontológico Nacional, entregue pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Conselhos Regionais de Odontologia para profissionais e personalidades de destaque para o desenvolvimento da odontologia no País. O prêmio foi entregue durante solenidade de aniversário dos conselhor regionais.

Foram homenageados cinco cirurgiões-dentistas e uma senadora com a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico e quatro prefeituras com o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia. Nardi, que é cirurgião-dentista e também presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), recebeu a homenagem junto com a também cirugiã-dentista Maria Leonília de Freitas, do Piauí, pelo "desempenho social e político" em defesa da odontologia.

Os cirurgiões-dentistas José Dilson Vasconcelos de Menezes, do Ceará, Maria Evangelina Monnerat, do Rio de Janeiro e Urbino da Rocha Tunes, da Bahia, receberam Medalha Honra ao Mérito Odontológico Nacional, pela “contribuição profissional nos campos da ciência, seja na pesquisa, no ensino ou nos serviços”.

O CFO e CROs também homenagearam a senadora Ideli Salvatti, de Santa Catarina, com a medalha de Honra ao Mérito, por sua “contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes”. Durante o evento foi entregue o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia às prefeituras de São Gonçalo do Amarante (CE), Horizonte (CE), Estância (SE) e Aracaju (SE).

A Medalha Honra ao Mérito Odontológico Nacional é promovida em parceria entre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia. Os CROs indicam os profissionais por Estado, e o CFO aponta os premiados. “Para nós é um privilégio e um orgulho ter o nome de um paranaense escolhido para o prêmio”, afirma o presidente do CRO Paraná, Cesar José Campagnoli. Ele destaca o trabalho e a liderança do secretário Antônio Carlos Nardi não apenas na defesa da odontologia, mas da saúde pública de todos os paranaenses. “Essa medalha é um reconhecimento ao trabalho do doutor Nardi como secretário de Saúde em Maringá , ex-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná e agora presidente do Conasems”, afirmou Campagnoli.
PMM