GERAL

Maringá prepara participação na "Hora do Planeta"

Representantes de entidades ambientalistas, estudantes, atores, voluntários e funcionários das empresas parceiras da Prefeitura de Maringá na organização da Semana Mundial da Água estão incentivando a comunidade a participar da “Hora do Planeta”, um movimento global da Rede WWF a ser desenvolvido neste sábado, dia 27.

Entre as 20h30 e 21h30 de sábado (hora de Brasília), desde as moradias mais simples aos maiores monumentos do Mundo, as luzes serão apagadas para mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global.

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), empresas, entidades e instituições parceiras, em Maringá haverá desligamento por uma hora das luzes do Paço Municipal e do obelisco do Centro de Convivência Comunitário localizado na Praça Deputado Renato Celidônio.

Para motivar a comunidade maringaense a também participar do evento, nesta sexta-feira (26) e na manhã de sábado (27) será realizada uma série de ações para divulgação da importância dessa atitude conjunta no sentido de minimizar os efeitos da poluição ambiental e da má preservação dos recursos hídricos que vem ocorrendo em todo o Planeta.

A ação ocorrerá no cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo, onde vai haver ampla distribuição de panfletos com o apoio de faixas educativas e performances do grupo de teatro “Ponto a Ponto”. Dirigentes das empresas e instituições parceiras no evento também vão conceder entrevistas aos órgãos de comunicação detalhando as propostas do movimento.

Ação conscientizadora

“Esta é uma campanha mundial e a idéia é chamar a sociedade para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Diniz Afonso.

Maringá participa pela segunda vez do movimento. Durante sessenta minutos, prédios de órgãos dos governos municipal, estadual e federal se juntarão aos de empresas, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e residências de todo o mundo, onde será apagado o maior número possível de lâmpadas.

A Prefeitura de Maringá aderiu à campanha e está incentivando os maringaenses a participarem da mobilização, com o gesto simples de apagar as luzes por uma hora. “Toda a comunidade pode e deve estar envolvida neste gesto de inserção, devido à sua importância e abrangência. É um digno exercício de cidadania, onde é possível refletir sobre o que é possível ser feito para reverter o atual quadro onde ocorrem as mais diversas formas de violação do nosso planeta”, diz Afonso, reforçando o convite para que a população contribua com sua parcela de responsabilidade.

Criado pelo WWF-Austrália em 2007, o movimento “Hora do Planeta” surgiu como forma de inspirar a população a tomar atitudes diante das mudanças climáticas. Em 2008, o movimento cresceu e chegou a 35 países, onde mais de 50 milhões de pessoas desligaram suas luzes. No ano passado cerca de um bilhão de pessoas participaram do movimento.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental dedicada à conscientização da natureza com os objetivos de harmonizar a atitude humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais.

Em Maringá o evento compõe a programação da “Semana Mundial da Água”, organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Batalhão de Polícia Florestal (Força Verde), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sesc-PR, Spaipa/Coca-Cola, Cesumar, Projeção e Associação dos Profissionais de Propaganda (APP/Maringá).
PMM