SAÚDE

Saúde complementa nota técnica da campanha de vacinação

O Grupo Técnico da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), que reúne a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/Pr), emitiu uma nova nota técnica nesta quinta-feira (11), incluindo mais um ítem na padronização da vacinação contra a Gripe A (H1N1) em todo o Estado. Veja abaixo a íntegra da nota:

Nota técnica 01/2010 - 05/03/2010

VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA INFLUENZA A (H1N1) DOS TRABALHADORES DE SAÚDE

Esta Nota Técnica foi elaborada pelo Grupo Técnico da CIB/PR, constituído em reunião realizada em 08/02/2010, para tratar das questões relacionadas à Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1, com a colaboração de técnicos das Regionais de Saúde. Tem por objetivo subsidiar o esquema de vacinação dos Trabalhadores de Saúde, de forma a assegurar da melhor forma possível, o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia.

Esquema / Critérios de Vacinação

1) 100% dos trabalhadores das unidades básicas de saúde;

2) 100% dos trabalhadores do pronto atendim ento ambulatorial;

3) Nos hospitais, trabalhadores do:

- serviço de internação;
- Pronto socorro;

- funcionários que trabalham no isolamento da Influenza A (H1N1);

- funcionários que trabalham nas UTI;

- funcionários que trabalham na limpeza, lavanderia e segurança;

- motoristas de ambulâncias;

- equipes de laboratório que coletam material para exames, os profissionais que trabalham na “bancada” para análise das amostras para Influenza A (H1N1), e/ou os que trabalham na elucidação do diagnóstico;

- profissionais, acadêmicos e/ou docentes, que no período da vacinação, têm contato direto com os pacientes suspeitos e ou confirmados de H1N1 nos serviços acima listados.

4)Profissionais que trabalham diretamente com o paciente no SAMU e SIATE.

5) Profissionais dos serviços de epidemiologia e ou imunizações dos municípios e regionais que têm envolvimento direto com o paciente.

6) Outros Trabalhadores da saúde de acordo com a disponibilidade da vacina.

Nota: Para outra situação que poderá surgir no decorrer da vacinação, o município deverá se dirigir à respectiva Regional de Saúde e se necessário a Regional encaminhará à coordenação do Programa de Imunizações da SESA, para os devidos encaminhamentos.

Gilberto Berguio Martin Secretário de Estado da Saúde - Coordenador Estadual – CIB/PR Marina S. Ricardo Martins

Presidente do COSEMS/PR - Coordenadora Municipal – CIB/PR
PMM