TRÂNSITO

Diminui número de acidentes com mortes e atropelamentos

O número de acidentes ­ tanto os que resultaram em morte, quanto os sem vítimas ­ diminuiu neste ano em Maringá, em relação aos oito primeiros meses do ano passado.

Conforme estatística realizada pela Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), em parceria com o 4º Batalhão da Polícia Militar, de janeiro a agosto deste ano ocorreram 3.665 acidentes nas vias urbanas do município.

Foram 1.644 acidentes sem vítima, 1.774 com vítima, 44 acidentes com óbito e 203 atropelamentos.

No mesmo período do ano passado foram registrados 3.865 acidentes de trânsito, que resultaram em 1.916 ocorrências sem vítima, 1.876 com vítima, 43 com óbito e 215 atropelamentos.

Comparativamente, os acidentes sem vítima tiveram uma redução de 14% neste ano em relação ao período de janeiro a agosto do ano passado, assim como os acidentes com vítima diminuíram em 6% e o número de atropelamentos foi reduzido em 8% neste ano.

Já os acidentes com óbito tiveram aumento de 6%, com 51 mortes em 2006 contra 48 em igual período do ano passado.

Em 2004 foram registradas 62 mortes no trânsito maringaense entre os meses de janeiro e agosto e, em 2003, as ocorrências atingiram 43 vítimas fatais no mesmo período.

CARROS E MOTOS: de acordo com a estatística da Setran, as vítimas fatais em acidentes com motos e bicicletas lideraram as ocorrências verificadas no período de janeiro a agosto.

Neste ano foi registrada a morte de 17 condutores de

moto e 4 passageiros, enquanto nos oito primeiros meses de 2005 foram 15 condutores e 4 passageiros de motos mortos em acidentes.

Ainda, segundo o balanço, 10 ciclistas morreram em acidentes neste ano.

Entre janeiro e agosto de 2005 morreram 7 condutores de bicicletas, uma elevação de 43% de um ano para o outro.

Entre os condutores de automóveis envolvidos em acidentes na cidade, apenas um morreu neste ano, além de 3 passageiros.

Nos oito primeiros meses de 2005 foi registrada a morte de 7 motoristas e nenhum passageiro.

A redução de vítimas fatais entre motoristas em 2006 chega a 86% em relação aos oito primeiros meses do ano passado.

Para o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata, os números revelados apontam resultados positivos às campanhas e ações de conscientização, desenvolvidas pela Setran e seus parceiros, para um trânsito mais seguro na cidade.

"Mas ainda é preciso muito mais prudência.

Afinal, ainda são registrados diariamente 14 acidentes, com 7 feridos por dia, em média, no nosso trânsito", avalia.

Em Maringá, segundo a Coordenadoria de Estatísticas do Trânsito da Setran, os acidentes com motos são responsáveis, em média, por 66% dos feridos em acidentes.

Os dados ainda demonstram que 30% dos acidentes envolvendo motociclistas são causados por pilotos recém-habilitados, ou seja, por pessoas com experiência prática inferior a dois anos com o veículo.

Mais informações: 3221-8500 (Setran)