COMÉRCIO

Comércio de Maringá não abrirá até as 18 horas no dia 13

A mudança foi acordada entre os sindicatos patronal e de trabalhadores em virtude da realização da 15ª edição da Maringá Liquida, de 26 a 28 deste mês.

As lojas do comércio de Maringá não funcionarão até as 18 horas no dia 13, segundo sábado do mês, como acontece tradicionalmente. Um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010, assinada entre o Sivamar (Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região) e o Sincomar (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Maringá), transferiu o funcionamento das lojas até as 18 horas para o dia 27, terceiro sábado de fevereiro.

Estão fora deste acordo somente as lojas que abrem todos os sábados até as 18 horas e por isso trabalham em regime de revezamento dos funcionários. Estas funcionarão normalmente no dia 13.

A mudança ocorrerá em virtude da realização da 15ª Maringá Liquida, promovida pela Acim e pelo Sivamar, de 26 a 28 deste mês. No domingo, 28, o comércio abrirá das 13 às 19 horas. E neste sábado, dia 6, as lojas funcionarão normalmente até as 18 horas.

O Sivamar orienta os lojistas que a jornada de trabalho realizada pelos funcionários depois da quarta hora do dia 27 de fevereiro poderá ser paga como hora extraordinária acrescida do adicional previsto na Convenção Coletiva - ou compensada, observando-se o limite de 24 horas mensais.

O descumprimento das cláusulas do aditivo sujeitará as empresas infratoras ao pagamento de multa igual a 20% do menor piso salarial por infração e por empregado prejudicado.

Os supermercados também poderão se adequar ao calendário da Maringá Liquida, abrindo no dia 28 (domingo), das 9 às 16 horas.

Os que firmaram acordo com os trabalhadores para funcionamento no primeiro domingo de cada mês também poderão abrir no dia 28, no mesmo horário.

Porém, não poderão funcionar no dia 7 de março, primeiro domingo daquele mês, ou seja, ficarão proibidos, segundo o aditivo assinado entre os dois sindicatos, de convocar os funcionários para o trabalho nesta data.

O comerciante que tiver qualquer dúvida em relação às alterações estabelecidas pelo aditivo à Convenção Coletiva devem entrar em contato com o Sivamar, pelo telefone 3026-4444.
Assessoria de imprensa - Sivamar