TRÂNSITO

Maio Amarelo′ alerta para riscos de acidentes de trânsito

Maio Amarelo′ alerta para riscos de acidentes de trânsito
Simulador mostra importância do uso do cinto de segurança
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Maringá está integrada a campanha ′Maio Amarelo′ idealizada para conscientizar sobre os riscos de acidentes de trânsito e suas consequências. A campanha reproduz, no âmbito do trânsito, iniciativas como ′Outubro Rosa′, de prevenção do câncer feminino, e ′Novembro Azul′, que alerta sobre o câncer de próstata.

Na Expoingá, a Semob apresentará simulador de capotamento, permitindo às pessoas experimentar a sensação de um acidente real e a importância de evitá-lo - ou prevenir maiores traumas com o uso do cinto de segurança. Na feira também funcionará uma minipista para que as crianças aprendam sobre regras de trânsito, além de peça teatral com conteúdo focado na conscientização.

“Conscientização sobre comportamento seguro no trânsito, com respeito às leis de trânsito, é indispensável para reduzir números de acidentes a convivência entre motoristas e pedestres”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. As estatísticas apontam para a necessidade de pacificar o trânsito: todos os anos no Brasil morrem cerca de 50 mil pessoas vítimas de acidentes.

Na segunda quinzena de maio estão programadas ações em conjunto com outros órgãos em pontos estratégicos da cidade, com abordagem de motoristas e distribuição de material informativo sobre educação no trânsito. Palestras em instituições de ensino e entidades também integram a programação da campanha, cujo lema , ′Minha Escolha faz a Diferença′.

“Maio Amarelo” é um movimento mundial iniciado em 2014 para estimular debates e ações sobre segurança viária, a partir de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu o período de 2011 a 2020 como a ′Década de Ações para a Segurança no Trânsito′. A decisão foi baseada em estatísticas que apontam para de 1,4 milhão de mortes por ano no mundo provocadas por acidentes de trânsito.