CIDADE

Sanepar investe mais 3,5 milhões em Maringá

Mais seis bairros de Maringá serão beneficiados com os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos próximos meses. A Sanepar vai investir R$ 3,5 milhões na implantação de aproximadamente 31 mil metros de redes e 1.500 ligações prediais nos jardins Copacabana II, Leblon, Botânico, Itaparica, Piatã e Champagnat.

O contrato para a realização da obra foi assinado nesta semana pelo gerente de projetos e obras da Sanepar, Reinaldo Antônio Fernandes, e por representantes da construtora que venceu a licitação. Os serviços devem começar no início de fevereiro e vão gerar cerca de 50 empregos diretos. Os recursos são financiados pela Caixa, com contrapartida de recursos próprios da Sanepar.

O sistema de esgotamento sanitário de Maringá conta atualmente com 922 km de rede coletora e três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Ao todo são 108 mil imóveis atendidos pela Sanepar. De acordo com Fernandes, “92% da população têm acesso aos serviços de esgoto e até o final de 2010 este índice deverá chegar a 96%, um dos maiores do Brasil”.

Um estudo do Instituto Trata Brasil colocou Maringá como a 7.ª cidade brasileira em saneamento, entre as que têm população urbana acima de 300 mil habitantes, e a 1.ª do Paraná. Para chegar a está conclusão, o Instituto analisou informações apresentadas pelos operadores nacionais do setor de saneamento.

Os dados utilizados foram os de 2007, disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mantido pelo Ministério das Cidades. Fernandes destaca que se a avaliação fosse realizada hoje a colocação de Maringá seria ainda melhor, pois “o índice de atendimento na área de esgotamento sanitário na cidade saltou de 79,56% para 92,01%, entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009”.
PMM