EVENTO

Violonista se apresenta no 'Convite à Música' desta semana

Nesta quinta-feira (26) será realizada mais uma edição do projeto Convite à Música, com o violonista Geraldo Ribeiro. A apresentação será às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada franca. O projeto é realizado em Maringá desde 2005 e oferece apresentações musicais diferentes todas as semanas, sempre com entrada gratuita. O recital terá apresentação de seis peças de músicas de composições próprias e músicas populares de grandes choristas brasileiros.

Com mais de 50 anos de carreira, Geraldo Ribeiro é um dos ícones do violão brasileiro. Compositor de grande relevância em sua geração, ele foi o primeiro professor de violão na Universidade Nacional de Brasília e marcou história gravando um recital solo ao vivo no Teatro Municipal de São Paulo, onde executou transcrições inéditas para o instrumento.

Apesar da dificuldade e da falta de interesse de patrocínios e apoio, Ribeiro gravou oito discos e na década de 60 gravou um dos mais representativos discos de repertório para violão. O artista já compôs mais de 400 obras, incluindo dois concertos para violão e orquestra e obras para música de câmara. Também atuou como professor no Conservatório de Tatuí por 26 anos.

Por todo esse trabalho desenvolvido, Geraldo é fonte de inspiração para vários compositores importantes que dedicam obras a ele. “Fico feliz pela homenagem e isso tudo mostra como compensou e valeu a pena todo meu trabalho e esforço” completa Ribeiro. O violonista agradeceu ao convite da Secretaria de Cultura e espera que o espetáculo seja ótimo e que agrade a todo o público maringaense.

Informações na Secretaria de Cultura pelo telefone (44) 3218-6100.
PMM