GERAL

Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética fará palestra no EPCC

O presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO da Universidade de Brasília, Volnei Garrafa, estará no Centro Universitário de Maringá na próxima quarta-feira (28) para participar do 6º Encontro de Produção Científica do Cesumar, o EPCC 2009. Ele falará sobre ”A Inclusão Social no Contexto da Bioética”, um dos pontos defendidos pelo Brasil na Declaração Universal de Bioética da UNESCO, que deverá ser concluída este ano.

A Declaração Universal de Bioética pretende representar o consenso mundial sobre as normas universais de Bioética. A primeira versão desse documento foi apresentada pelo Comitê Internacional de Bioética (CIB) em maio de 2003. Dede então, o texto, chamado de esboço, está percorrendo o mundo, através das Comissões de Bioética dos países membros da UNESCO. O objetivo é que cada país apresente suas sugestões e considerações, procurando adequar os termos da declaração com a realidade cultural e econômica de cada povo.

De acordo com o professor Volnei, a principal intervenção brasileira no atual texto da declaração diz respeito ao reforço dado à inclusão da “Bioética Social e da “Bioética Ambiental”. O presidente da SBB afirma que os países ricos, liderados pelos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, tentam reduzir o conceito de Bioética às questões biomédicas e biotecnológicas, excluindo ou minimizando , na Declaração, as temáticas social e ambiental.

O professor vai falar sobre estas questões para os participantes do EPCC, na quarta-feira, às 10 horas da manhã. O evento deve reunir aproximadamente 800 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores de universidades de Maringá, do Paraná e de outros doze estados brasileiros. Serão apresentados ao todo 727 trabalhos científicos.

O EPCC será aberto terça-feira (27), às 19h30, no auditório Dona Etelvina, do bloco 7. A palestra de abertura será proferida pelo superintendente da Funadesp (Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular), professor doutor Sérgio Missiagia. Ele vai abordar “ A Pesquisa Institucionalizada nas IES Particulares”.

Na quarta e quinta, manhã, tarde e noite, haverá apresentação de trabalhos orais, em painel e grupos de discussão. O encontro vai oferecer ainda um curso de capacitação para os membros do Copec (Comitê de Ética em Pesquisa do Cesumar) sobre “O Protocolo de Pesquisa e sua tramitação no CEP”. As inscrições para o encontro já estão encerradas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR