EVENTO

Semana de Saúde Bucal começa nesta terça-feira (20)

Começa nesta terça-feira (20), a Semana de Saúde Bucal 2009, que este ano tem como tema 'Traumatismos Dentários'. A solenidade de abertura está programada para as 8 horas, no Auditório Hélio Moreira, seguido do curso sobre 'Traumatismos Dentários' com o professor Renato Lenzi, especalista em endodontia, membro-diretor do Internacional Association of Dental Traumatology, presidente fundador da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária e professor convidado do curso de Especialização em Endondontia UFF e da PUC-RJ.

O curso, voltado a odontólogos e acadêmicos de odontologia, vai abordar as luxações e avulsões dentárias. Na quarta-feira, no mesmo local, serão realizadas duas palestras. A primeira sobre 'Urgências em Odontologia', com o professor Alfredo Franco Queiroz, especialista e mestre em endodontia (USP Bauru), professor assistente do Departamento de Odontologia da UEM e endodontista do CEO Zona Norte Maringá.

A segunda palestra, 'Urgências e Emergências em Odontologia', com o professor Gustavo Jacobucci Farah, mestre e doutor em cirurgia buco-maxilo-facial (Unicamp), especialista em Farmacologia (UEM) e professor adjunto de buco-maxilo-facial da UEM. Ainda na quarta-feira, no Cesumar, auxiliares de consultório e técnicos em higiente bucal participam da oficila de Saúde Bucal 'Fazendo Diferente'.

Na quinta-feira, no auditório da Secretaria de Saúde, a professora Miriam Hidalgo, chefe do Departamento de Odontologia da UEM e a coordenadora de Saúde Bucal do município, Litícia Moraes Porto Padovez, falam sobre 'Capacitação para Professores e Supervisores de Ensino da Secretaria de Educação de Maringá'. As ações de promoção e prevenção em saúde bucal e orientações sobre Traumatismos Dentários, além da distribuição de cartilha sobre o tema, serão realizadas de 9 a 13 de novembro.

O evento, realizado pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, HumanizaSUS Maringá e programa Maringá Saudável, com apoio da UEM, Pró-Saúde, Cesumar e Uningá, promove a atualização dos profissionais e acadêmicos do curso de odontologia e realiza ações educativas de prevenção junto à comunidade. Este ano as ações de promoção e prevenção, além das orientações sobre traumatismo dentário, serão levadas às escolas municipais.

Informações e inscrições: Cecaps (44) 3218-3113 cecaps@maringa.pr.gov.br
PMM