CULTURA

1ª Conferência Intermunicipal de Cultura define propostas e delegados para encontro estadual

A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura de Maringá e Região, realizada nesta quarta-feira (14), teve como objetivo discutir e propor diretrizes para o plano municipal de cultura e escolher os delegados que irão representar os municípios participantes na próxima conferência estadual, que deve ocorrer até 15 de dezembro em Curitiba. Além de Maringá, outros 20 municípios da região participaram do evento, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Segundo a secretária de Cultura de Maringá, Flor Duarte, a conferência foi um encontro agradável que culminou em propostas interessantes nas esferas Federal, Estadual e Municipal. “Uma das principais propostas foi a instalação do sistema nacional de cultura por parte dos municípios e dos estados. Em todos os eixos foram propostos mais mecanismos de incentivo à cultura. E para o município a proposta foi continuar com os projetos permanentes e apoiar a cultura tradicional local”, explicou.

Ao todo seis delegados regionais foram eleitos para a Conferência Estadual de Cultura, sendo quatro representantes da sociedade civil organizada e dois governamentais. Também ficou decidido em assembléia que metade dos delegados serão de Maringá e a outra metade da região.

Durante a conferência, os participantes assistiram à palestra do artista curitibano Edson Bueno, que abordou os cinco eixos definidos pelo Ministério da Cultura no documento que serve como base para a realização das Conferências de Cultura em todo o Brasil. Os eixos são Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e economia criativa, Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Edson Bueno destacou a importância do fortalecimento da cultura e do artista regional. “Precisamos buscar caminhos para a evolução da arte onde vivemos. Avaliar como podemos agir para melhorar o incentivo à cultura e a formação de platéia. É uma contribuição que podemos e devemos fazer, com repercussão para o futuro”, afirmou.

O prefeito Silvio Barros esteve na conferência e relatou um pouco da experiência enquanto gestor municipal. “O que o povo quer é mesmo pão e circo, alimento material e arte, alimento para o corpo e para a alma. Sentimos isso quando propiciamos atividades culturais, pois a resposta do público é de felicidade. A gestão pública tem a obrigação de buscar esse equilíbrio, oferecendo condições para que todos tenham acesso à cultura”, disse.

Silvio Barros ainda afirmou que investir em cultura é um desafio, mas é possível unindo esforços e criando oportunidades de usar a arte em outros setores, como transporte, educação e saúde. “Muitas vezes o recurso específico para cultura é pequeno, mas podemos investir em cultura utilizando recursos do transporte, educação e saúde, por exemplo. Atualmente uma companhia de teatro é contratada para agir em campanhas educativas de trânsito na cidade. E com a ajuda da cultura, podemos melhorar os índices do trânsito”, explicou.

O prefeito também reforçou a importância de investir na formação de platéias, o que a Prefeitura tem feito oferecendo atividades culturais semanais gratuitas, como os programas Convite à Dança, Convite à Música e Convite ao Teatro.

Após a palestra, os participantes foram organizados em grupos de trabalho por eixos temáticos, que discutiram as questões referentes. No final foi preparado um documento relatando as propostas da Conferência, que deve ser enviado para as prefeituras e para o Ministério da Cultura.
PMM