CIDADE

Prefeitos da região assinam 'Carta de Maringá'

Em reunião realizada na manhã de terça-feira (13), no Paço Municipal, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, confirmou apoio à “Carta de Maringá”, tirada da primeira reunião do grupo de trabalho que coordena a mobilização pela reativação do trem de passageiros no trecho de 130 quilômetros entre as cidades de Paiçandu e Ibiporã.

O documento, que será encaminhado aos governos estadual e federal, também foi assinado pelos prefeitos de Marialva, Edgar Silvestre; de Sarandi, Milton Martins; e Paiçandu, Celso Teodoro de Oliveira.

Durante o encontro, os quatro prefeitos da região de Maringá confirmaram presença na próxima quarta-feira, dia 21, em Londrina, quando será realizado um seminário técnico para discutir questões de logística, viabilidade sócio-econômica e aspectos jurídicos do projeto.

O encontro que está programado para o período das 8h às 18 horas, no Hotel Cristal, terá a presença de diretores da Ferroeste e dos prefeitos, assessores técnicos e representantes do setor empresarial das 13 cidades situadas no trecho de reativação do trem, além de pesquisadores das universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM).

“Carta de Maringá”

De acordo com o documento ¨as populações do eixo Londrina-Maringá, no Estado do Paraná, resolvem unir-se para colocar definitivamente em marcha a realização do projeto de um moderno trem de passageiros ligando as nossas cidades, que carinhosamente chamamos de Trem Pé Vermelho¨.

A Carta de Maringá ressalta o estudo de âmbito nacional realizado pela Coppe-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no ano 2000, a pedido do BNDES, que identifica a viabilidade de um trem regional de passageiros ligando as cidades-pólo de Londrina e Maringá, duas das ¨regiões econômica e socialmente mais desenvolvidas do País¨.

O documento lembra ainda que a região vem ¨passando por um processo de desenvolvimento e de diversificação produtiva notável, que se acelera nos anos recentes, com o conseqüente aumento da demanda por mobilidade de pessoas, evidenciando ser hoje, em relação ao ano 2000, mais necessário e viável o transporte ferroviário de passageiros¨. E acrescenta: ¨é compromisso do atual governador e vice-governador o estímulo à implantação do Trem Pé Vermelho¨.

Finalmente o documento pede ao ¨governo federal apoio determinado, com recursos públicos do orçamento, do PAC e do BNDES, à realização do projeto. E dos nossos prefeitos, vereadores, governador, deputados estaduais e federais e senadores esperamos valentia na defesa do Trem Pé Vermelho, que é nosso direito e das futuras gerações¨.

Mais informações: 3223-1503 (Urbamar).
PMM