‘O Agente Secreto’ será o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2026
Escolha foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (15).

O filme ‘O Agente Secreto’ foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil no Oscar 2026, para a disputa da categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (15).
Os outros filmes que estavam na lista dos pré-selecionados eram ‘Baby’, de Marcelo Caetano; ‘Kasa Branca’, de Luciano Vidigal; ‘Manas’, de Marianna Brennand; ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro e ‘Oeste Outra Vez’, de Erico Rassi.
A escolha não significa que o longa será automaticamente indicado. Cada país indica uma produção e, a partir da lista de representantes mundiais, a Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, responsável pela premiação, faz uma pré-seleção de filmes que poderão concorrer na categoria.
Leia também:
- Maioria dos feriados e pontos facultativos de 2026 cairão em dias úteis; veja calendário
- Câmara de Campo Mourão, no Paraná, abre concurso com salários de até R$ 6,3 mil
- Confira a lista de cursos de ensino superior semipresenciais autorizados pelo MEC
Dirigido por Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’, ‘Bacurau’), o longa se passa em 1977, durante a ditadura. Marcelo, interpretado por Wagner Moura, é um professor que tenta recomeçar a vida no Recife, em meio aos perigos do regime militar.
O longa estreou com sucesso no Festival de Cannes, em maio deste ano, onde conquistou dois prêmios (Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho), mas também passou por outros festivais importantes da indústria cinematográfica, como Telluride e Toronto, e tem sido elogiado pela crítica.
‘O Agente Secreto’ estreia no Brasil em 6 de novembro. Já a cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026.