GERAL

Assessor da Igualdade Racial conhece projetos de Salvador

O assessor de Igualdade Racial de Maringá, Ademir Felix de Jesus, esteve no último final de semana em Salvador (BA), onde participou do Encontro de Gestores Públicos em Igualdade Racial. “Salvador tem uma Secretaria Municipal de Reparação e um trabalho avançado na defesa dos direitos dos afrodescendentes, e eles gostaram muito dos nossos projetos”, afirmou o assessor.

Ele acredita que esse primeiro contato é o início de uma troca de experiências. “Trouxe algumas idéias e projetos para serem analisados, e convidamos os gestores para o 1º Festival Afro Brasileiro de Maringá”, disse. O festival será realizado de 17 a 21 de novembro, na Vila Olímpica.

Uma das idéias que Felix de Jesus pretende trazer para Maringá é a instalação de um monumento a Zumbi dos Palmares. “A proposta é fazer um monumento rústico como o de Salvador na praça Zumbi dos Palmares, no Conjunto Santa Felicidade”, explicou. A revitalização da praça será entregue em novembro, durante o Festival Afro Brasileiro. Ele acredita ser possível também estruturar o trabalho da assessoria e montar um plano de ação em várias áreas com algumas idéias que conheceu em Salvador. “São programas que vão além da reparação e do combate ao preconceito, trazendo apoio e ações em saúde, educação, esporte e outras áreas sociais”, explicou.
PMM