SAÚDE

Educação adota medidas de controle da gripe A nas escolas municipais

A Secretaria de Educação de Maringá, em parceria com a Secretaria de Saúde, está adotando todos os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde, para evitar casos da gripe A (H1N1) nas escolas do município.

“Toda equipe está orientando os pais e preparada para evitar a presença de crianças com sintomas nas escolas”, explica a secretário de Educação, Márcia Socreppa.

Ela explica ainda que os alunos vem recebendo informações sobre os cuidados pessoais e a secretaria disponibilizou álcool em gel nas salas e sabão especial nos banheiros.

“Até esta quinta-feira não registramos nenhum caso de aluno com sintomas que necessitasse de encaminhamento”, disse a secretária.

No primeiro dia de volta às aulas, 22 de julho, a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Janete Veltrini Fonzar, fez a orientação sobre todos os procedimentos aos diretores das escolas.

Nos dias seguintes, foram capacitados os professores e pessoal de apoio.

“As escolas também estão distribuindo folhetos com dicas sobre a prevenção para a comunidade”, disse Márcia.

Outra medida adotada nas escolas e creches municipais é a limpeza de todos os ambientes com álcool, e o acompanhamento da higienização das crianças.

As salas de aulas, salas de apoio e todos os ambientes frequentados por estudantes e funcionários ficam abertas durante o expediente para vntilar.

“Adotamos todos os procedimentos recomendados e junto com a Saúde estamos monitorando as escolas diariamente”, adianta a secratária.
PMM