CULTURA

Projeto oferece aulas de cerâmica nos CRAS

O projeto Artesanato e Arte Popular em suas Mãos, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, está oferecendo oficinas de cerâmica para as famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Nesta quinta-feira (9), os alunos da oficina no CRAS Ney Braga, participaram da última aula.

Nesta unidade, dez alunos concluíram o curso.

As pessoas que participam das oficinas nos CRAS e se interessam pela arte da cerâmica podem dar continuidade na aprendizagem, participando de um curso com duração de seis meses, ministrado na Escola Laura Rebouças – Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá – TEMM.

A produtora cultural do projeto, Josiane Bornelli, explica que “a iniciativa tem a finalidade de dar acessibilidade e difundir a arte cerâmica entre os usuários da assistência social, além de resgatar a cidadania e auto estima através do contato com a arte.”

A dona-de-casa, Noemia Santana, que participou da oficina no CRAS Ney Braga, pretende continuar o curso e futuramente comercializar as peças.

“Me apaixonei por esta arte e quero aprender mais para ajudar a minha família com a venda das peças”, comenta a aluna.

As oficinas já foram realizadas no Conjunto Santa Felicidade, Parque Residencial Itaipu e Conjunto Ney Braga.

O projeto iniciou em abril e irá encerrar em setembro, com a I Mostra de Artesanato e Arte Popular em sua Mãos, com 22 artistas participantes em sua maioria de Maringá e alguns convidados de outras cidades do Paraná.

A mostra irá acontecer de 16 a 30 de setembro no Calil Hadad.
PMM