EDUCAÇÃO

Maringá recebe autoridade mundial em educação

Coordenadores de ensino e funcionários da rede municipal vão participar hoje, 18, de palestra e treinamento proferidos pelo professor convidado João Batista Araújo e Oliveira, Ph.D em pesquisa educacional pela Universidade Estadual da Florida (Estados Unidos).

O objetivo da Secretaria da Educação e Cultura é melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal. Para isso, os participantes serão preparados para aplicar um teste de diagnóstico de leitura em estudantes da 2ª série do ensino fundamental. O encontro será no período da manhã.

Segundo a secretária da Educação e Cultura, Norma Deffune Leandro, essa é uma rara oportunidade para os colaboradores de ensino se aprimorarem através da experiência de uma autoridade na área de pesquisa educacional, reconhecida mundialmente.

A princípio, os coordenadores que serão treinados amanhã vão estar aptos a aplicar o teste diagnóstico de leitura em 250 alunos. A intenção é estender o projeto e adaptá-lo à realidade do ensino público do município.

Também hoje, a partir das 14h30, na Câmara Municipal de Maringá, o professor João Batista irá participar de uma conferência com os 30 prefeitos da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense). O tema será: “O que os prefeitos podem e devem fazer pela educação em seu município”.

Doutor pela Universidade Estadual da Florida, o professor João Batista Araújo e Oliveira é autor de 25 livros sobre ensino, consultor do setor público e privado, brasileiro, internacional na formulação e implementação de projetos nas áreas educacional, empresarial e organizacional, entre eles: 'Acelera Brasil', 'Programa 'Brasil 500 anos', 'Reforma do Sistema Educacional' (BA) e 'Programa de Reforma do Estado' (MG); foi professor visitante nas Universidades de Stanford e Bourgogne, tendo também atuado no Banco Mundial e na Organização Internacional do Trabalho.

PMM