CIDADE

Prefeitura estuda utilizar container silencioso para a coleta de lixo

A Prefeitura de Maringá está avaliando a eficácia de um novo modelo de container, mais silencioso, que poderá ser utilizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) para a coleta de lixo diária na cidade.

O primeiro teste prático do novo produto foi feito, pessoalmente, nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Silvio Barros e o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, na rua lateral ao Paço Municipal.

“Gostei do que vi, mas a decisão de adotar a utilização desse equipamento deve ser tomada pela comunidade interessada”, observou o prefeito.

Desenvolvido por uma empresa regional especializada na fabricação de containeres, o novo modelo tem a mesma capacidade para recolher até 1,6 tonelada de resíduos e o formato também é semelhante ao dos atuais produtos fabricados em metal.

Entretanto, algumas adaptações feitas no novo container diminuíram em 50% o nível de ruído em comparação ao que o produto atual apresenta durante seu manuseio ou operação de coleta por caminhões.

De acordo com o secretário Vagner Mussio a razão da diminuição do nível de ruído está no material do novo tampo – feito em polipropileno reforçado – e na parte interna do container, toda revestida com o mesmo material derivado do plástico.

Outras vantagens enumeradas são a maior durabilidade do produto e total eliminação do vazamento de líquidos (chorume), já que o novo cotainer é impermeável e dispõe de um dreno no assoalho.

“A iniciativa de adotar um container mais silencioso e asséptico foi tomada pela administração municipal em atendimento a solicitação de moradores de condomínios residenciais e comerciantes que vinham reclamando sistematicamente do barulho provocado pelo manuseio dos atuais coletores”, diz, acrescentando que nos próximos dias será marcada uma reunião com proprietários e gerentes de hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do gênero para apresentação e demonstração do container.

“A idéia é boa e merece ser analisada em conjunto”, finaliza.

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos)
PMM