CIDADE

Novo Fórum Trabalhista acelera projeto para construção do Centro Cívico de Maringá

O prefeito Silvio Barros, autoridades judiciais e algumas das principais lideranças trabalhistas do Brasil inauguraram na tarde de sexta-feira (8) o prédio do novo Fórum da Justiça do Trabalho em Maringá.

A inauguração da nova sede do órgão dá início efetivo à execução do projeto para construção do Centro Cívico de Maringá, que poderá concentrar em uma mesma área as edificações de órgãos públicos municipais, estaduais e federais na cidade.

Além do prefeito Silvio Barros, vereadores, secretários e deputados maringaenses, participaram do evento o corregedor da Justiça do Trabalho da 9ª Região, desembargador Ney José de Freitas; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista; a diretora do Fórum Trabalhista de Maringá, Drª Valéria Rodrigues Franco da Rocha; procuradores e advogados da região.

Uma homenagem prestada por autoridades do judiciário marcou a especialmente a presença do ex-presidente aposentado do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Dr. Lauremi Camaroski; do corregedor da Justiça do Trabalho, Dr. Nacif Alcure Neto e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr. Fernando Eizo Ono.

“Este novo prédio faz justiça ao merecimento da Justiça do Trabalho e sua inauguração representa um marco histórico e um grande presente para Maringá às vésperas do aniversário de 62 anos da cidade”, enfatizou o prefeito Silvio Barros.

Ele reafirmou também a proposta de concentrar no local as futuras instalações do Centro Cívico da cidade.

“O complexo urbanístico irá representar um novo conceito arquitetônico ambientalmente correto em Maringá”, completou.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, o novo prédio “significa o resultado do esforço de muitas pessoas que buscam novos caminhos para a Justiça”.

Cinco varas

A nova sede da Justiça do Trabalho em Maringá está localizada à Avenida Gastão Vidigal, 823 – ao lado da Secretaria Municipal dos Transportes, onde funcionava o antigo aeroporto da cidade.

A construção foi iniciada em junho de 2007 com a presença da então juíza presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Wanda Santi Cardoso da Silva, que, na época, agradeceu o apoio do prefeito Silvio Barros na conquista do terreno de 12,7 mil m² que foi cedido pela Secretaria de Patrimônio da União.

Com uma área construída de 8,8 mil m², o novo Fórum abriga cinco varas do trabalho com duas salas de audiência cada uma, duas salas de conciliação, o serviço de distribuição de feitos e uma sala para oficiais de justiça.

O local também dispõe de guarita e espaços específicos para o arquivo judiciário e para o setorial administrativa do TRT para a região noroeste do Paraná.

Em cada vara do trabalho são disponibilizadas amplas áreas destinadas aos usuários, postos de atendimento bancário e estacionamento para 105 veículos, além da instalação de outros serviços úteis ao público.

Dotada de amplo hall público climatizado, a nova sede também dispõe de auditório, refeitório, sala para a direção do Fórum e espaço reservado para contemplar eventual criação de outras unidades de primeiro grau.

Elevadores e rampas facilitam a locomoção e o acesso a pessoas com necessidades especiais.

As obras, no valor de R$ 8,7 milhões, foram custeadas com recursos próprios da 9ª Região da Justiça do Trabalho do Paraná.

Centro Cívico

Durante a solenidade de inauguração do novo prédio do Fórum da Justiça do Trabalho, autoridades voltaram a ressaltar que a idéia é transformar a área total de 20.647,27 m² em uma esplanada de órgãos públicos, estreando um novo conceito arquitetônico na cidade, com prédios auto-sustentáveis e ecologicamente corretos.

A proposta para construção das instalações do Centro Judiciário de Maringá já havia obtido um grande reforço no dia 12 de dezembro do ano passado quando, durante solenidade realizada na pista do antigo aeroporto da cidade, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, assinou o termo de cessão de uso de uma área da União, pelo Estado do Paraná, para que o Tribunal de Justiça do Estado construa as instalações do Centro Cívico.

Como testemunhas do ato de cessão do terreno também assinaram o documento os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná, Dr. Sérgio Rodrigues e a Drª Maria José Marcondes Teixeira; o prefeito de Maringá, Silvio Barros, e os deputados federais Ricardo Barros, Odílio Balbinotti e Alex Canziani.

Na oportunidade o prefeito Silvio Barros destacou que a centralização das justiças estaduais, federais e do Trabalho numa mesma área é um grande avanço para Maringá, que tem uma visão única de futuro.

“A união das três esferas do Poder Judiciário eleva o nome da cidade, que será a primeira do interior do Paraná a ter um Centro Cívico”, destacou.

Mais informações: 3221-1425 (Seurb) / 3223-1503 (Urbamar)
Pmm