O programa “Convite à Música” apresenta nesta quinta-feira (23), às 21 horas, no auditório Luzamor, um concerto de canto e piano com José Gustavo Ruiz e Israel Martins. A apresentação terá peças dos períodos Barroco e Romântico e ainda obras da música brasileira do início do século XX.De acordo com o organista e regente, José Gustavo Ruiz, o espetáculo é um resultado de seus estudos realizados no último ano na Universidade Estadual de Maringá e terá duração de aproximadamente 45 minutos, com peças de Schubert, Haendel e Villa Lobos, entre outros compositores.Para o organista, sem o apoio da Prefeitura e UEM, seria difícil levar este trabalho ao público. “O 'Convite à Música' é um projeto formador de plateia da música erudita e com certeza uma oportunidade excelente de conhecimento cultural para a população maringaense”, revela.José Gustavo Ruiz é natural de Ibaiti-PR e iniciou seus estudos musicais na Escola Municipal de Música Antonieta Pessa, na cidade de Jaguariaíva-PR sob a orientação do Maestro Dirceu Ferreira. Estudou órgão posteriormente sob a orientação da Professora Diva Thereza Mendes de Mello e piano, na cidade de Maringá, sob a orientação dos professores: Gláucia Romano Neves, Sabrina Schulz e Yuri Pingo. Os estudos de canto foram orientados inicialmente pela professora mestre Denise Sartori e posteriormente pelo professor especialista John Kennedy Pereira de Castro.Atualmente é organista e regente da Catedral Metropolitana de Maringá e do Centro Cultural e Social São Francisco Xavier. É também integrante do Grupo Vocal CESUMAR e do Coro de Câmara do Departamento de Música da UEM, e cursa o terceiro ano do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá – habilitação: Bacharelado em Canto – sob a orientação da professora Claudiana Melo.O pianista Israel Martins iniciou seus estudos de piano em 1994, no Conservatório Solar do Som, em Maringá e em 1997 mudou-se para Paranavaí, onde estudou com a professora Inês Okuma. Ingressou em 2003 no curso técnico de piano da Universidade Estadual de Maringá, orientado pelo professor Geraldo Brandão.
Participou de diversos festivais de música, como o Festival de Música de Londrina (2006, 2007 e 2008) e a Oficina de Música de Curitiba (2007), além da Semana de Música Barroca da UFMG (2007). Foi bolsista como pianista co-repetidor durante o ano de 2008 na Universidade Estadual de Maringá, onde atualmente cursa o bacharelado em canto.O “Convite à Música” é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, em parceria com a UEM, Fundação Luzamor e Sociedade Médica de Maringá. O programa oferece atrações de música erudita todas às quintas-feiras, com entrada franca.ProgramaG. F. Haendel: Dank sei dir Herr, Ombra mai fuS. Donaudy: O del mio amato ben, Come l’allodoletta, Ah mai non cessateV. Bellini: Malinconia ninfa gentileH. Villa-Lobos: Lundu da Marquesa de Santos, Canção do poeta do século XVIIIF. Mignone: Alma adorada, As treis pintaF. Schubert: Seligkeit: Der AtlasS. Gastaldon: Música proibitaF. M. Torroba: Amor vida de mi vida