EVENTO

"Convite à Música" apresenta concerto de canto e piano no Luzamor

O programa “Convite à Música” apresenta nesta quinta-feira (23), às 21 horas, no auditório Luzamor, um concerto de canto e piano com José Gustavo Ruiz e Israel Martins.

A apresentação terá peças dos períodos Barroco e Romântico e ainda obras da música brasileira do início do século XX.

De acordo com o organista e regente, José Gustavo Ruiz, o espetáculo é um resultado de seus estudos realizados no último ano na Universidade Estadual de Maringá e terá duração de aproximadamente 45 minutos, com peças de Schubert, Haendel e Villa Lobos, entre outros compositores.

Para o organista, sem o apoio da Prefeitura e UEM, seria difícil levar este trabalho ao público.

“O 'Convite à Música' é um projeto formador de plateia da música erudita e com certeza uma oportunidade excelente de conhecimento cultural para a população maringaense”, revela.

José Gustavo Ruiz é natural de Ibaiti-PR e iniciou seus estudos musicais na Escola Municipal de Música Antonieta Pessa, na cidade de Jaguariaíva-PR sob a orientação do Maestro Dirceu Ferreira.

Estudou órgão posteriormente sob a orientação da Professora Diva Thereza Mendes de Mello e piano, na cidade de Maringá, sob a orientação dos professores: Gláucia Romano Neves, Sabrina Schulz e Yuri Pingo.

Os estudos de canto foram orientados inicialmente pela professora mestre Denise Sartori e posteriormente pelo professor especialista John Kennedy Pereira de Castro.

Atualmente é organista e regente da Catedral Metropolitana de Maringá e do Centro Cultural e Social São Francisco Xavier.

É também integrante do Grupo Vocal CESUMAR e do Coro de Câmara do Departamento de Música da UEM, e cursa o terceiro ano do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá – habilitação: Bacharelado em Canto – sob a orientação da professora Claudiana Melo.

O pianista Israel Martins iniciou seus estudos de piano em 1994, no Conservatório Solar do Som, em Maringá e em 1997 mudou-se para Paranavaí, onde estudou com a professora Inês Okuma.

Ingressou em 2003 no curso técnico de piano da Universidade Estadual de Maringá, orientado pelo professor Geraldo Brandão.

Participou de diversos festivais de música, como o Festival de Música de Londrina (2006, 2007 e 2008) e a Oficina de Música de Curitiba (2007), além da Semana de Música Barroca da UFMG (2007).

Foi bolsista como pianista co-repetidor durante o ano de 2008 na Universidade Estadual de Maringá, onde atualmente cursa o bacharelado em canto.

O “Convite à Música” é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, em parceria com a UEM, Fundação Luzamor e Sociedade Médica de Maringá.

O programa oferece atrações de música erudita todas às quintas-feiras, com entrada franca.

Programa

G. F. Haendel: Dank sei dir Herr, Ombra mai fu

S. Donaudy: O del mio amato ben, Come l’allodoletta, Ah mai non cessate

V. Bellini: Malinconia ninfa gentile

H. Villa-Lobos: Lundu da Marquesa de Santos, Canção do poeta do século XVIII

F. Mignone: Alma adorada, As treis pinta

F. Schubert: Seligkeit: Der Atlas

S. Gastaldon: Música proibita

F. M. Torroba: Amor vida de mi vida
Pmm