COMÉRCIO

Vestuário lidera preferência do consumidor no Natal segundo pesquisa

Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) revela que os artigos de vestuário deverão liderar as compras dos consumidores neste Natal, com 13,2% das intenções.

A pesquisa foi feita com 539 consumidores no final do mês passado.

Em 2007, pesquisa feita no mesmo período revelou que os calçados lideraram a preferência de compra dos consumidores, com 10,7%.

Naquela época, 3,1% dos consumidores pretendiam comprar vestuário.

A pesquisa deste ano mostrou ainda que 8,4% dos consumidores deverão fazer uma viagem com os familiares, 3,6% irão adquirir calçados e 1,8% computadores.

Mas ainda há muito consumidor indeciso: 22,6% não sabem o que comprarão de presente (no ano passado esse percentual foi similar: 22%).

E 38,7% não pretendem fazer compras no Natal, ante os 44,4% do ano passado.

De acordo com o estudo da ACIM e UEM, 55,6% dos consumidores comprarão em lojas de rua, 30,6% em shoppings, 11,5% em lojas de bairros e o restante não manifestou preferência.

Já 68% dos consumidores pretendem fazer compras à vista.

Comerciantes otimistas

Os comerciantes também estão otimistas com as vendas de Natal, segundo pesquisa também feita pela ACIM, com 80 empresas associadas: 76% se disseram otimistas com as vendas, 18% mostraram pessimismo e 6% disseram estar indiferentes.

Cinqüenta e três por cento dos empresários entrevistados esperam vender mais do que no ano passado, 26% acreditam que venderão menos e para 21% as vendas serão iguais às do ano passado.

Para 62% dos entrevistados, o faturamento deverá ser até 30% maior do que no Natal do ano passado e 64% dos empresários afirmaram que realizarão promoções nesta época do ano.

A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 16 de dezembro pelo Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM (Depea).
ACIM