SOLIDARIEDADE

Festa da Canção auxilia projetos assistenciais durante o ano

Festa da Canção auxilia projetos assistenciais  durante o ano
O valor arrecado na festa é revertido em projetos desenvolvidos pelas 13 instituições assistências, como a Afim
A tradicional Festa da Canção segue até neste domingo, 14, e auxilia ações sociais durante o ano todo. O valor arrecado na festa é revertido em projetos desenvolvidos pelas 13 instituições assistências, como a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá (Afim). Neste ano, a instituição está com a ′Barraca Country′, que tem panquecas como prato principal.

A instituição comemorou ontem (10) 32 anos, realizando encaminhamento e tratamento para crianças e adultos com fissura labiopalatal (abertura na região do lábio e/ou céu da boca). Entre os serviços oferecidos, sem custo, estão: pedagogia, nutrição, serviço social, psicologia, ortodontia, odontologia geral e fonoaudiologia, além de auxílio às famílias que se deslocam para tratamento em outras cidades.

“O nosso trabalho é realizado com ajuda e participação da comunidade. O processo de reabilitação das pessoas com a fissura é longo e sem o atendimento adequado e profissional, não teremos o resultado necessário para a inclusão dessa criança e desse adulto na sociedade. Ações como a Festa da Canção são fundamentais para o andamento do trabalho”, explica a coordenadora da Afim, Ana Claudia Tofaline.

A ortodontista da Afim, Andréia Machado, reforça a importância do tratamento. “Com os recursos realizamos o tratamento interdisciplinar. São várias áreas se comunicando e com a evolução dos diagnósticos é possível identificar a má formação ainda na gestação. Acompanhamos a partir dai, o que gera menos impacto aos pais e seguimos com o tratamento após o nascimento”, disse a profissional.

Victor Hugo, 15 anos, recebeu o diagnóstico aos cinco anos e toda quarta tem acompanhamento com a psicopedagoga. “Desde que sabemos sobre a má formação, conhecemos o centro e frequentamos até hoje. O que é extremante bom para aqueles que não tem condições de arcar com custos altos”, afirma Graciela, mãe do adolescente.

Afim

A associação começou em 1984, por iniciativa de Celeste Maria Ribeirete, após o diagnóstico da filha, e decidiu juntar outras mães, que também necessitavam de tratamento mais próximo de suas residências para seus filhos, tendo menos necessidade de se locomovem para outras regiões. Em 1987, a Afim teve seu estatuto formalizado e atualmente, atende cerca de 500 pessoas de 80 municípios com atendimento gratuitos e equipe interdisciplinas, com pacientes que vão desde crianças até adultos com mais de 60 anos.

Festa da Canção

Em sua 24ª edição, além de várias opções de comidas típicas e artesanatos, conta na programação com diferentes atrações musicais, do forró ao jazz. A festa é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e conta com parceria das secretarias de Cultura, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Recursos Humanos, Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana, além do apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar e do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Maringá.

Saiba mais

Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC

Setor de Eventos

Odete (44) 3221-6410

Marcelo (44) 3221-6432

Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá (44) 3265-7851

Conheça a seguir, as barracas e entidades participantes:

Aapac - Associação de Amigos da Pastoral da Criança

Barraca Xote - Costela Recheada

Abrigo Deus Cristo e Caridade

Com a Barraca Ula-Ula - Piapara

Sistema de Apoio à Saúde São Rafael

Barraca Forró - Sorvetes - Espetinhos

Afim - Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá

Barraca Country - Panquecas

Asilo São Vicente de Paulo

Barraca Bosa Nova - Pastelão

Associação Aliança de Misericórdia

Barraca Pop Rock - Cachorrão

Associação Beneficente Casa de Nazaré

Barraca Fado - Bacalhau

Ame - Associação de Mães Especias Sol da Manhã

Barraca Valsa - Comida de Boteco / Porções

Cabem - Casa Assistencial Bezerra de Menezes

Barraca Jazz - Batata Recheada

Provopar

Barraca Samba - Pastel

Resti - Recanto Espirita Somos Todos Irmãos

Barraca Sertaneja - Comida Mineira

Asumar - Associação Dos Surdos De Maringá

Barraca Tarantela - Esfihas E Frango Na Telha

Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião e Associação Estrela da Manhã - Casa de Maus

Barraca Exposição De Flores

Prefeitura de Maringá