COMÉRCIO

Pessoas com deficiência cobram acessibilidade no comércio

Comerciantes da avenida Brasil receberam panfletos explicativos sobre acessibilidade na tarde desta terça-feira (9) entregues por pessoas com deficiência que realizaram um manifesto para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A ação foi promovida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A caminhada pretende conscientizar os empresários sobre a importância em adequar o comércio e assim garantir acesso livre para todas as pessoas.

Este é o segundo ano consecutivo que as ações focam a acessibilidade.

“Ano passado já viemos ao centro da cidade solicitar mudanças nas lojas.

Maringá está mudando, temos rampas em ruas e avenidas e as novas lojas procuram se adequar para atender todos os públicos.

As que ainda não estão adequadas pedimos que reformem e ofereçam o tratamento que as pessoas com deficiência necessitam”, comenta o coordenador de assistência aos deficientes da Sasc e membro do Conselho Municipal, Ismael Roberto Melo.

Durante a caminhada foi observado que muitos comerciantes oferecem estabelecimento acessível, a maioria com degrau de entrada da loja com altura de 1 centímetro, o que é recomendado.

Os comerciantes que estão com o estabelecimento fora do padrão se comprometeram a estudar melhorias para garantir o direito de ir e vir de todos.

Além da estrutura física das lojas, os comerciantes foram alertados também para capacitar os funcionários e assim atender melhor pessoas com necessidades visuais, auditivas e especiais.

“Temos que pensar em todo mundo, não só nos cadeirantes, que hoje já têm uma situação mais favorável.

Nossa luta é para assegurar o direito de todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência”, diz o presidente do Conselho, Edson Bastos.

A empresária Fátima Sampaio de Castro é um exemplo para todos os comerciantes.

Há cinco anos ela reformou toda sua loja e colocou todas as adaptações necessárias para atender pessoas com deficiência.

A loja conta com rampa na entrada, elevador, araras mais baixas e um provador especial para esse público.

“Tenho inúmeros clientes com deficiência que se sentem bem em minha loja e por isso sempre voltam.

Aqui temos toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento de qualidade para todos”.

Segundo dados do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 14% da população de Maringá são pessoas com algum tipo de deficiência.
PMM