COMÉRCIO

Procon se reúne com Sivamar para discutir descarte de eletroeletrônicos

O Procon de Maringá e a Secretaria do Meio Ambiente se reuniram nesta quinta-feira (8) com empresários varejistas, no Sindicato dos Varejistas de Maringá (Sivamar), para discutirem as ações sobre o descarte de materiais eletroeletrônicos.

O diretor do Procon, Dorival Dias, explicou aos varejistas que a devolução de materiais é um direito do consumidor. “Sabemos das dificuldades encontradas pelo comerciante na hora de receber um produto que já não é mais útil ao consumidor. Por isso, estamos buscando juntos uma forma de receber o material e encaminhar corretamente, nem que seja ao próprio fabricante. Aconselho que conversem com os fabricantes para que eles recebam esses produtos, que serão encaminhados por vocês. Antes de multar, temos que orientar sobre suas responsabilidades e incentivá-los a estarem conversando com os fabricantes”.

A gerente de educação ambiental da Sema, Marisa Ereno, lembrou que se as empresas conhecerem organizações que façam reciclagem ou tenham depósito especial, devem estar atentas nas suas licenças ambientais, porque uma vez que as lojas recebam os produtos para descarte, elas são responsáveis até a destinação final dos materiais. Essa foi a primeira reunião realizada entre o Procon e os associados da Sivamar para discutir o assunto. “Agradecemos o diretor do Procon e a Prefeitura por nos orientar sobre o assunto. Temos algumas dúvidas e certamente acharemos o melhor caminho”, finalizou o presidente da Sivamar, Amauri Donadon Leal.
PMM