CULTURA

Jovens atendidos pela SASC dão show em mostra cultural

Cerca de 200 jovens atendidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (SASC) foram protagonistas de uma série de espetáculos de dança na 1ª Noite Cultural ProJovem Adolescente.

O evento foi realizado na última terça-feira, dia 2, no auditório da Casa da Cultura, no Jardim Alvorada.

O programa ProJovem Adolescente foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que, em parceria com estados e municípios, atende adolescentes de 15 a 17 anos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e de serviços de proteção especial.

Em Maringá o programa é dividido em nove grupos de 25 adolescentes cada um.

O desenvolvimento das atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de lazer tem a parceria do Centro Social Marista (CESOMAR), Associação dos Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC), Ação Social Santa Rita de Cássia e do TEMM – Trabalho de Encaminhamento do Menor de Maringá – coordenado pela SASC.

Na programação da 1ª Noite Cultural, cada uma das entidades parceiras do programa esteve representada por seus respectivos grupos de alunos.

A abertura foi feita pela equipe do Centro Social Marista que apresentou a dança do “Adolescente Solidário”.

Na sequência o grupo da Pastoral da Criança – do Jardim Alvorada – dançou a capoeira “Ginga Moleque”, seguida pelos big boys do break “Coletividade Freestyle”.

Os três grupos do TEMM estrelaram as danças “Groove Street” (período da manhã), “Dançando em Missão de Paz” (CRAS Requião) e “No Ritmo do Coração” (período da tarde).

No encerramento da 1ª Noite Cultural os adolescentes da Ação Social Santa Rita de Cássia brilharam na apresentação da dança “Aos Embalos dos Anos 60”, onde prestaram homenagem aos antigos rocks nacionais.

Para a maioria dos integrantes dos grupos de adolescentes, a mostra cultural foi considerada uma oportunidade rara que eles tiveram para expor seus talentos artísticos.

“O evento também possibilitou que nós mostrássemos os resultados práticos obtidos até agora com as atividades que desenvolvemos no dia-a-dia do programa”, revelou a adolescente Lorena – uma das apresentadoras do espetáculo.

A desenvoltura dos alunos mostrada nos números musicais era aplaudida por pais de adolescentes, assistentes sociais, professores e coordenadores do programa que, no meio da platéia, acompanhavam as evoluções dos grupos.

“Meu filho se transformou em outra pessoa depois que se integrou ao programa”, dizia o pintor Agnaldo Aparecido da Silva. Uma exposição de painéis com trabalhos artísticos executados pelos alunos atendidos também compunha o cenário das apresentações na Casa da Cultura.

“É gratificante observar num evento como esse que a finalidade da iniciativa está sendo alcançada, ou seja, incentivar os adolescentes a participar do sistema educacional, a frequentar a escola e, principalmente, a reforçar seus vínculos familiares e com a comunidade em que vivem”, destaca a secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Bernardete Barusso.

De acordo com a coordenadora do programa ProJovem Adolescente, Joceli Dario Peron, é preciso apenas disposição e alguns critérios básicos para que o jovem interessado possa ser incluído nessas atividades.

“É fundamental que o adolescente – rapaz ou moça – tenha ente 15 e 17 anos de idade, que seja de família beneficiária do programa Bolsa Família ou de serviços de proteção especial da SASC.

Cumprindo essas exigências é só procurar uma das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo do bairro onde ele ou ela mora”, explica.

Os cinco Centros de Referência de Assistência Social em Maringá estão em atividade na área central, no Parque Itaipu e nos conjuntos Ney Braga, Santa Felicidade e Requião.

Mais informações: 3221-6400 / 3221-6404 (SASC).
PMM