CIDADE

Estado repassa recursos para o Parque de Exposições

O prefeito Silvio Barros, o vice, Carlos Roberto Pupin, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, e o secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri, assinaram na sexta-feira (28), convênio para o repasse de recursos do Governo do Estado para a reforma do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

No total são R$ 224,5 mil, permitindo a recuperação dos pavilhões de exposição de animais.

A assinatura aconteceu durante o lançamento do Programa Seringueira do Paraná, na Cocamar, reunindo também os secretários de Estado da Agricultura, Valter Bianchini e do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

“Para Maringá é um orgulho sediar o lançamento de um programa que trará mais renda ao produtor recuperando e preservando o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Silvio Barros agradeceu ainda o repasse de recursos para a recuperação dos pavilhões do Parque de Exposições, e lembrou que o governador Roberto Requião havia garantido o apoio do Estado ao então presidente da Sociedade Rural, Joaquim Romero Fontes.

O prefeito elogiou também a Cocamar, “sempre a frente na adoção de tecnologias em benefício do campo e do produtor”.

A presidente da Sociedade Rural, Iraclezia Araújo, explicou que durante a chuva de granizo de maio, a cobertura dos pavilhões de bovinos ficou totalmente comprometida.

Uma reforma emergencial foi realizada para a Expoingá, e o governo do Estado pediu um projeto para auxiliar nas obras necessárias.

Iraclezia conta que depois que assumiu a Sociedade Rural, cobrou a ajuda ao vice-governador, Orlando Pessuti, que viabilizou os recursos.

“Precisamos oferecer instalações adequadas para abrigar animais de elite que vem de várias regiões do país para nossos eventos”, afirmou a presidente da entidade.

O secretário Valter Bianchini destacou o esforço dos órgãos de pesquisa e extensão em viabilizar a exploração das áreas de reserva de forma sustentável.

“Disponibilizamos a tecnologia e nossos parceiros os recursos para implantar a seringueira nos próximos 10 anos”, disse.

Apenas o Banco do Brasil terá R$ 40 milhões para a cultura.

O secretário de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, elogiou Maringá.

“Aqui é um centro de soluções ambientais”, disse citando o projeto das seringueiras, as sacolas oxi-biodegradáveis, os pontos de coleta de óleo de cozinha, a produção de camisetas com fios a partir de garrafas pet e a solução para o lixo.

“Maringá tirou as pessoas que disputavam o lixo com urubus e implantou uma tecnologia que não canso de divulgar como forma de solucionar o problema dos lixões em vários municípios”, disse.
PMM