CIDADE

Maringá garante título de Cidade Cidadã

O prefeito Silvio Barros recebeu na quarta-feira (12) das mãos do ministro das Cidades, Márcio Fortes, o prêmio Selo Cidade Cidadã, concedido ao município, pela Câmara dos Deputados, que reconheceu nacionalmente a importância do projeto das Academias da Terceira Idade.

A solenidade de premiação ocorreu junto com o encerramento da IX Conferência das Cidades, em Brasília.

Maringá foi premiada na categoria educação e saúde para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Além do troféu, o município garantiu o direito de usar por um ano a marca oficial Selo Cidadã 2008, criada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.

Antes da premiação, o prefeito Silvio Barros falou aos participantes da Conferência das Cidades sobre as experiências realizadas em Maringá, apontando, entre elas, o bem sucedido programa Maringá Saudável.

“A implantação do Maringá Saudável surgiu da necessidade de proporcionar e incentivar ações que melhorem a qualidade de vida da população, em especial o grupo da terceira idade.

Fomos muito felizes em trazer uma idéia chinesa, sendo o primeiro município do país a implantar a Academia da Terceira Idade.

Muitos prefeitos nos visitam para conhecer as academias, que hoje estão instaladas em mais de 60 municípios.

É um orgulho para nós, que fomos o pioneiro deste importante programa, que hoje é reconhecido em âmbito nacional e fruto de prêmios para o nosso município”.

O prefeito convidou os presentes para visitarem Maringá e conhecerem de perto as academias e as ações do Maringá Saudável.

“Além das ATIs, que hoje em Maringá somam 35 unidades, o programa investe em ações que garantam uma vida saudável, como dicas de alimentação saudável e o Espaço Saúde, realizados em bairros da cidade e que oferece exames preventivos, informações sobre doenças, orientações sobre os malefícios do tabagismo, entre diversas atividades”, informou Silvio.

Participaram da Conferência e da premiação parlamentares, governadores, prefeitos, conselheiros de cidades e representantes de órgãos públicos e privados.

O ministro Márcio Fortes finalizou o evento elogiando as cidades premiadas e ressaltando a importância das realizações dos municípios, principalmente a implementação do Estatuto da Cidade.

“Precisamos cuidar de nossas cidades agora, senão não haverá solução nunca”.
PMM