DENGUE

Arrastão vai mobilizar mais de 200 pessoas neste sábado (29)

Mais de 200 voluntários das secretarias municipais da Saúde e dos Serviços Públicos, da Defesa Civil e do Comitê Municipal de Combate à Dengue participam neste sábado (29), do arrastão contra os focos do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho será realizado em 10 bairros da região do Conjunto Branca Vieira, a partir das 8 horas até por volta das 17 horas.

O objetivo, adianta o supervisor geral da Vigilância Ambiental, Arnaldo Lima Costa, é eliminar as condições de água parada especialmente em terrenos baldios e quintais de residências.

“O último levantamento mostrou que a maioria dos focos do mosquito da dengue está em lixo abandonado nestes locais”, afirma Arnaldo Costa.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Lira), encerrado na semana passada, apontou que 50,7% dos focos foram encontrados em lixo sólido, principalmente em materiais recicláveis jogados em terrenos baldios ou abandonados sem proteção em quintais de residências ou pátios de empresas.

Em seguida aparecem pratos de vasos, com 28% dos criadouros e reservatórios de água, com 21,3% dos focos localizados no levantamento.

Arnaldo Costa observa que nestes dois casos falta atenção do morador em evitar a água parada em pratos de vasos ou em manter os reservatórios de água protegidos.

“O morador deve criar o hábito de verificar constantemente a presença de água em casa ou no local de trabalho”, avisa.

A região do Conjunto Branca Vieira foi escolhida para o arrastão por ter apresentado o maior índice de concentração de focos do mosquito durante o Lira.

A média de Maringá foi de 1%, índice que deixa a cidade em alerta contra o mosquito. Na área a ser trabalhada, a concentração de focos ficou em 2,3%, índice considerado elevado e que exige ações imediatas.

No sábado, os moradores devem auxiliar o trabalho dos agentes ambientais e voluntários envolvidos no arrastão.

O morador que tiver entulho no quintal pode colocar na calçada ainda na manhã de sábado para ser recolhido.

Além do Branca Vieira o arrastão vai cobrir os conjuntos Grajaú, Batel, Piatã, Novo Oásis, Campos Elíseos, Itaparica, Paulino, Champagnat e Residencial Tuiuti.

“Quem mora em outros bairros deve manter o alerta contra as condições de proliferação do mosquito”, apela Arnaldo Costa.
PMM