SAÚDE

Saúde avalia material para licitação

Integrantes da comissão de análise e recebimento de produtos da Secretaria da Saúde está realizando a análise técnica para a licitação de quase 500 itens de materiais médico-hospitalares que serão utilizados durante 2009 por toda rede municipal de saúde.

A análise é feita no Hospital Municipal, onde alguns materiais também passam por avaliação prática.

As enfermeiras Simone Garcia Fernandes e Esmavete Rocha Marino, componentes da comissão, estão se reunindo diariamente há mais de uma semana para estudar as propostas e testar todas as amostras dos produtos.

O trabalho, segundo elas, é muito detalhado e cansativo.

O processo para a compra dos materiais está com mais de 3.500 páginas e são aproximadamente 270 amostras que devem ser analisadas sob vários aspectos (composição, tamanho, eficiência e qualidade, entre outros).

Alguns produtos passam por avaliações no uso de rotina do HM.

Segundo a enfermeira Esmavete é muito importante o envolvimento dos profissionais da saúde neste processo de análise e avaliação dos produtos que serão comprados.

“Além de avaliar cada item e os valores, solicitamos pareceres técnicos de cada produto para subsidiar a comissão no parecer final sobre a licitação", explica.

Ela ressalta ainda que esta fase da licitação é muito importante, pois além do menor preço, a verificação dos produtos deve ser criteriosa e detalhada.

“Somente os que possuam a qualidade necessária serão adquiridos utilizados pelos profissionais de saúde junto aos pacientes”, adianta Esmavete.
PMM