HABITAÇÃO

Mais 71 famílias realizam o sonho da casa própria

O prefeito em exercício de Maringá, Roberto Pupin, e o diretor-presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, entregaram na tarde desta quarta-feira, dia 19, as chaves de 71 casas no Conjunto Madrid, localizado na região leste da cidade.

As novas unidades compõem o Programa Habitacional “Minha Casa” que atende famílias de baixa renda no município.

Para o prefeito em exercício de Maringá, Roberto Pupin, a iniciativa é gratificante tanto para quem constrói quanto para quem é contemplado com as casas.

“Para a administração significa reduzir as desigualdades sociais e promover melhor qualidade de vida para essas famílias.

Para a comunidade, além da conquista de um sonho, está a contribuição para uma ocupação urbana planejada da cidade”, destacou.

Construídas através do Sistema de Caução – para atender famílias com renda de até um salário mínimo – as 71 casas medem 44m², possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, local para lavanderia e uma pequena varanda.

A modalidade Caução permite que as casas sejam subsidiadas com recursos do Governo Federal e Estadual, ficando o mutuário com 72 prestações complementares não superiores a 20% da renda familiar – em média R$ 50,00 – para serem pagas num período de seis anos.

Um dos chefes de família mais felizes com o recebimento das chaves era o soldador Waldemir Galvão.

“Para mim isso representa um milagre porque fui um dos primeiros a fazer inscrição, em 1990, para receber uma casa no Conjunto Requião e não deu certo na época.

Hoje já tenho até uma filha casada e quando tinha perdido as esperanças aconteceu de ser contemplado com a minha sonhada casa própria”, comemorava ao lado da esposa Gina e de dois filhos adolescentes.

“Isso é uma bênção para mim e toda minha família. Significa a conquista de um sonho e uma alegria imensa por ter, em algum dia, o que deixar para minha filha”, dizia o aposentado Valdivino Antonio da Silva – que atualmente mora nos fundos da casa do pai dele no Jardim Alvorada.

O terreno para construção das 71 casas foi doado pela Prefeitura de Maringá, que também contribuiu com a instalação da iluminação pública e forneceu mão-de-obra para a execução das demais obras de infraestrutura.

Paralelamente ao Sistema Caução, a Prefeitura de Maringá constrói moradias populares também pelo Programa Imóvel na Planta Hipoteca, Programa de Habitação de Interesse Social e pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

Um conjunto de 40 casas projetadas para atender exclusivamente as necessidades próprias de pessoas da terceira idade está em construção, ao custo de R$ 1,4 milhão, no Parque Residencial Cidade Nova.

Mais informações: 3901-2315 / 3901-2316 (Diretoria de Habitação / Seduh).
PMM