GERAL

Há 595 obras públicas irregulares no Paraná

Precisamente 595. Esse é o dado oficial do Governo do Paraná com relação as obras irregulares do setor público.

Deste total, segundo a informação, 64 estão paralisadas, 160 tiveram o prazo expirado e outras 371 tiveram o contrato rescindido.

O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (12) aos deputados estaduais pelo secretário Júlio Cezar de Araújo Filho.

A Assembléia Legislativa iniciou fiscalização das obras públicas estaduais.

O número impressionou os deputados. Segundo Artagão Junior (PMDB), presidente da Comissão de Fiscalização da Assembléia, este total se refere apenas a uma Secretaria (SEOP) do Governo.

Ele acredita que outros projetos das Secretarias de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Educação também estejam paralisados ou foram mal executados.

"Nossa assessoria vai analisar minuciosamente o relatório de cada secretaria para que possamos levantar o porquê das irregularidades em cada situação. De posse dessas informações, vamos criar mecanismos que impeçam a reincidência de empresas problemáticas nos processos licitatórios", afirmou o parlamentar.

Proposta

O Secretário Estadual de Obras Públicas, Júlio Cezar de Araújo Filho gostou da proposta dos deputados da Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa de criar um cadastro único informatizado com a relação de empreiteiras inidôneas no Estado do Paraná.

No caso específico da Secretaria de Obras Públicas, o Secretário Júlio Cezar destacou que cinco empreiteiras já foram consideradas inidôneas pela Secretaria.

Encaminhamentos

A Comissão de Fiscalização vai analisar os documentos encaminhados pelas Secretarias do Estado e a seguir, deve visitar algumas obras mencionadas nos relatórios.

"Devido ao volume das obras encaminhadas, vamos fazer essas visitas por amostragem e confrontando as informações in loco, vamos buscar soluções práticas não apenas para retomar esses projetos o mais rápido possível, como também para resguardar o Governo e a sociedade das empresas inidôneas", finalizou Artagão Junior.
Bonde News