MEIO AMBIENTE

Associação Brasil SGI terá parque ambiental em Maringá

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá e a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) promovem, no próximo dia 18 de novembro, o lançamento da Pedra Fundamental do Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti.

O parque será instalado no Jardim Campos Elíseos, em uma área que abriga cinco nascentes da bacia do Córrego Morangueiro e hoje degradada.

O terreno, com 26,2 mil metros quadrados, fica próximo ao Colégio Estadual Tancredo Neves e será cedido à Associação BSGI – Maringá, que se compromete junto com a Universidade Estadual de Maringá e o Centro de Pesquisa e Planejamento Ambiental transformar a área em um parque de lazer e educação ambiental.

“Nossa proposta é envolver a comunidade do entorno no processo de recuperação e manutenção do parque”, afirma Daniela Taguchi, da equipe de relações públicas da BSGI - Maringá.

O primeiro passo será transformar o terreno degradado em uma área de preservação.

“Nossa prioridade imediata é proteger as nascentes e um vertedouro existentes no local”, afirma Daniela.

O projeto prevê a instalação de uma Academia da Terceira Idade, uma Academia da Primeira Idade, um coreto para apresentações, uma praça e a “Reciclateca”, espaço para a coleta e destinação adequada de material reciclável.

Todos os espaços, segundo Daniela, serão voltados a programas de educação ambiental.

A “Praça Musical” é uma idéia que o prefeito Silvio Barros trouxe de Portugal e vai ser uma das novidades do parque para a comunidade.

A “Reciclateca” vai incentivar a coleta seletiva entre moradores e empresas dos bairros próximos ao parque.

A parceria entre o município e a BSGI está dentro da proposta do prefeito Silvio Barros, de envolver entidades não governamentais, iniciativa privada e a comunidade na preservação ambiental de Maringá.

A primeira área a ser trabalhada neste sentido foi o Parque das Palmeiras, que a Prefeitura reformou os equipamentos externos e implantou uma trilha de aventura onde antes os moradores jogavam todo tipo de lixo.

A idéia é fazer da reserva um parque aberto ao público para incentivar a preservação da área junto com a comunidade.

No Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti, será viabilizada a idéia de parceria, com a participação da Associação BSGI – Maringá, uma ONG que atua em várias áreas, inclusive na preservação e educação ambiental.

O prefeito Silvio Barros conheceu a SGI no Japão.

A Soka Gakkai Internacional é uma ONG filiada às Nações Unidas, que vem prestando várias contribuições para a promoção da paz, cultura, educação e meio ambiente em 192 países e territórios.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, sempre enfoca a preservação ambiental e apresenta sugestões para solucionar os mais variados problemas do planeta em suas mensagens à ONU.

Como movimento humanista, a SGI promove ações e atividades voltadas ao respeito à dignidade da vida através da educação, cultura e o busca da paz.

Não apenas com o fim de conflitos armados, mas de um processo dinânico de interação entre os seres humanos e o meio ambiente.

Todos estes objetivos estão nas propostas do BSGI – Maringá, que aceitou o desafio de formar e manter o parque contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação ambiental.

O lançamento do Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti será no próximo dia 18 de novembro, às 16 horas, na área onde será instalada a estrutura do empreendimento, na avenida Tuiuti, Jardim Campos Elíseos.
PMM