GERAL

Prazo para obras no Cemitério Municipal vai até terça-feira (28)

Termina na próxima terça-feira, dia 28, o prazo para a execução de obras e serviços particulares de reforma ou duplagem de túmulos no Cemitério Municipal de Maringá, em preparação para o Dia de Finados, a ser celebrado no domingo, dia 2 de novembro.

Familiares de pessoas sepultadas deverão encerrar na quinta-feira, dia 30, os trabalhos de pintura.

Já a colocação de placas, fotos, vasos e serviços de lavagem e polimento de túmulos poderá ser feita até sexta-feira, dia 31 deste mês.

A partir de sábado, dia 1º de novembro, só as equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos terão acesso para trabalhar na área interna do Cemitério.

De acordo com o Decreto nº 1185/2008, o comércio ambulante nas proximidades do Cemitério Municipal deverá ocorrer nos dias 1º e 2 de novembro apenas em locais permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

Para facilitar o acesso de pedestres, as áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; Rua Vereador Primo Monteschio, no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3.

Conforme o decreto, não será permitido o comércio ambulante em frente ao prédio da administração e na área interna do Cemitério Municipal.

O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas.

Definidos horários de missas e cultos religiosos para o Dia de Finados.

A administração do Cemitério Municipal de Maringá elaborou a programação para 10 celebrações de missas e cultos religiosos na capela ecumênica durante o domingo, 2 de novembro, Dia de Finados.

A programação religiosa terá início às 8 horas da manhã com a celebração da Seicho-No-Iê do Brasil.

Às 9 horas haverá missa celebrada pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; às 10 horas pela Paróquia Menino Jesus de Praga São Francisco Xavier e às 11 horas pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Para as 12 horas está programada a celebração da Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier e às 13 horas a da Igreja Adventista.

Às 14 horas será celebrada a missa da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; às 15 horas a da Paróquia São Francisco de Assis; às 16 horas a da Catedral Nossa Senhora da Glória e, às 17 horas, a programação religiosa será encerrada com celebração da missa da Paróquia São Bonifácio.

Informações: 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos) / 3901-1769 (Cemitério).
PMM