PREVENÇÃO

Outubro Rosa e a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama

Comemorado anualmente no mundo inteiro, o mês de outubro possui um significado especial para a saúde feminina.

Outubro Rosa e a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama
Diversas instituições realizam ações durante o mês em prol do Outubro Rosa.

O denominado “Outubro Rosa” engloba atividades de conscientização em relação ao autoexame para promover o diagnóstico precoce do câncer de mama em diversas instituições e segmentos.

Considerado um dos tipos de câncer mais comuns pelo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama consiste no surgimento de um tumor maligno no tecido mamário. O câncer pode ser curado em até 95% dos casos diagnosticados precocemente, através da mamografia. E esse é o intuito do Outubro Rosa: prevenção, diagnóstico em estágio inicial e cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Segundo dados da Secretaria de Saúde divulgados pela prefeitura, em Maringá até agosto de 2019 foram realizadas mais de 6,8 mil exames de mamografia resultantes em 221 indícios da doença. No ano passado, o número de mamografias realizadas ultrapassou os 9,8 mil, com apenas 195 suspeitas. O número de óbitos pela doença em 2018 foi de aproximadamente 46 casos, sendo 23 deles mulheres com mais de 65 anos, 10 com 55 a 64 anos, 9 casos entre 45 e 54 anos e 4 casos de mulheres entre 25 e 34 anos. Este ano, 38 mortes foram registradas com maioria das vítimas acima de 65 anos.

Mulheres com mais de 50 anos têm prioridade para realizar os exames de mamografia. Basta ir até uma UBS da cidade e agendar o exame com um enfermeiro, sem necessidade de consulta médica, o exame tem até 20 dias para ser liberado.Às mulheres com menos de 50 anos que realizam frequentemente o autoexame e apresentem alguma suspeita de tumor também podem agendar a mamografia através de indicação médica.

A orientação principal do Outubro Rosa é a realização do autoexame. A identificação de caroços, vermelhidão, inchaços e vários outros sintomas ou anormalidades podem ser sinal de câncer de mama e podem salvar a vida de milhares com o diagnóstico precoce.

Serviço
Confira a programação de Maringá, realizada para o mês do Outubro Rosa acessando Campanha de Prevenção Contra o Câncer.

Maringá.com