TEMPO

Defesa Civil prevê mais chuva em Maringá

A Secretaria Nacional de Defesa Civil volta a repassar alerta preventivo para a possibilidade de mais chuva em Maringá nesta quinta-feira, dia 2 de outubro.

Com base em previsões meteorológicas, a Sedec informa que áreas de instabilidade atuam no Paraná formando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva.

Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 Km/h).

De acordo com boletim meteorológico do Instituto Tecnológico Simepar as áreas de instabilidade que atingiram o estado do Paraná na tarde e noite de quarta-feira, dia 1º, se deslocaram durante a madrugada para o sudeste do país, possibilitando uma diminuição da nebulosidade entre o Uruguai à metade sul do Paraná.

A massa de ar que veio à retaguarda das áreas de chuvas é mais estável.

Entretanto, as condições atmosféricas para as próximas 24 horas ainda indicam possibilidade de chuvas para o norte do Paraná, em particular para as áreas de divisa com o Estado de São Paulo.

Para Maringá a previsão para a tarde e noite desta quinta-feira é de céu nublado, com possibilidade de chuva e vento de intensidade moderada a forte na sexta-feira, quando a visibilidade será reduzida pela manhã.

Para sábado há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, com ventos também de intensidade moderada a forte.

A temperatura, nesse período, deve variar entre a mínima de 18º e máxima de 27º.

Retirada de galhos: em função dessa previsão, o diretor de operações da Defesa Civil de Maringá e secretário municipal de Serviços Públicos, Vagner Mússio, recomenda que a população não se exponha ao perigo durante uma eventual tempestade.

A orientação é para que a população evite áreas de alagamentos ou com risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

Além disso, recomenda evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os moradores também devem manter sempre limpas as calhas, rufos, ralos e outros condutores de suas residências ou estabelecimentos comerciais para evitar obstruções na passagem da água da chuva.

Para solicitar a eventual necessidade de retirada de galhos e árvores de vias públicas ou quintais de residências o morador poderá ligar para os números 156 (Ouvidoria Geral do Município), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos).

Nesta quinta-feira, dia 2, cerca de 150 funcionários da Secretaria dos Serviços Públicos atuam na remoção de aproximadamente 100 árvores derrubadas pelo vento durante a tempestade verificada em Maringá na tarde e noite de quarta-feira.

Os bairros mais atingidos foram o Jardim Alvorada e o Conjunto Paulino Carlos Filho, localizados no quadrante norte da cidade.

Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos)
PMM