SAÚDE

Profissionais visitam empresas e locais públicos para levar vacina

Profissionais da área da Saúde estão empenhados em atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a rubéola, que deve alcançar 95% da população com faixa etária entre 20 e 39 anos, em Maringá.

Para atingir a meta, que em Maringá representa 111.812 pessoas, os profissionais têm visitado empresas, supermercados e outros locais públicos levando a vacina às pessoas.

Com essa iniciativa a Secretaria da Saúde pretende imunizar cerca de 10% da população maringaense que ainda não foram vacinadas.

Lançada no dia 8 de agosto em todo o Brasil, a campanha quer atingir 70 milhões de brasileiros.

Como a meta não foi alcançada, a campanha que era para ser encerrada no dia 13 de setembro foi prorrogada para que todos sejam vacinados.

Até a última segunda-feira (22), foram imunizadas 96.278 pessoas em Maringá.

A vacina é extremamente importante, sendo a única maneira de evitar a rubéola.

Os homens também devem ser imunizados e para atingir esse público a campanha do Ministério da Saúde é focada neles.

A rubéola é transmitida de pessoa a pessoa através do ar, por meio do contato direto com gotículas de secreções nasais (tosse e espirro) de indivíduos infectados.

A transmissão indireta, mesmo sendo pouco freqüente, ocorre mediante contato com objetos contaminados com secreções nasais, sangue e urina.

A rubéola congênita é transmitida da mãe para o bebê através da placenta e a infecção pode resultar em má-formações de vários tipos.
PMM