CULTURA

Exposição retrata momentos importantes da colonização da cidade

Foi aberta nesta quarta-feira (27), no Teatro Calil Haddad, a mostra fotográfica “Moendo Café”.

A exposição é composta por 21 imagens de artistas anônimos, que registram a produção do café no Paraná.

A mostra foi trazida à Maringá pela Secretaria do Estado da Cultura e Museu da Imagem e do Som.

Neste primeiro dia de exposição, o teatro recebeu a presença de mais de 30 alunos da Escola Municipal Miriam Leila Palandri, além de outros visitantes.

Os alunos foram convidados a prestigiar a atração, já que a mostra aborda um momento histórico e muito importante para o município e o estado.

A exposição retrata a influência da cultura na sociedade maringaense, já que a cafeicultura foi uma das principais causas para que pessoas de diversas regiões do Brasil decidissem vir para Maringá.

A diretora do Museu da Imagem e do Som de Curitiba, Stéfani Freiberger, explica que a vinda da mostra para Maringá alarga as fronteiras culturais, retratando todo o processo de preparação do café.

“Apesar das imagens chegarem ao museu sem identificação, não deixam de ter importância, pois além de registrar um momento histórico, apresentam uma qualidade artística visível com imagens que têm composição e técnica.”

O aluno Mateus Martineli, de 9 anos, gostou das imagens e achou o tema interessante.

“Achei a exposição muito legal porque mostra a produção do café, com fotos das pessoas plantando e cultivando e também a hora que o café chega nos restaurantes e nas casas.”

O historiador João Laércio, destacou que a história da cafeicultura do Paraná se confunde com a colonização de Maringá.

“Nos anos de 1950 e 1960 o café influenciou a vida sócio-econômica de Maringá e região, gerando emprego e renda nas áreas rural e urbana.”

O Teatro Calil Haddad está localizado na avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500.

A mostra fotográfica permanece até o dia 26 de outubro em Maringá.
PMM