CIDADE

Conseg pede auxílio para a compra de bafômetros

O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) encaminhou ontem pedido à Prefeitura e mais 20 entidades do município solicitando ajuda para a aquisição de etilômetros – mais conhecidos como bafômetros.

De acordo com o presidente do Conseg, Everaldo Belo Moreno, a compra de mais etilômetros vai ampliar a fiscalização da lei e garantir que ela seja cumprida com mais eficácia na cidade. Moreno ressalta que o município pode usar como exemplo a Prefeitura de Londrina, que abriu processo licitatório para a aquisição de cinco etilômetros com dinheiro do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

Segundo o Secretário de Transportes da Prefeitura de Maringá, Gilberto Purpur, o governo vai estudar formas de parcerias para ajudar o Conseg na compra dos etilômetros. Purpur disse que o dinheiro utilizado do Furebom contraria o propósito do fundo, que é o reequipamento no combate ao incêndio. O Funrebom em Maringá conta com a verba de R$ 1,1 milhão ao ano, destinado ao trabalho do Corpo de Bombeiros.

Atualmente, Maringá conta com dois aparelhos: um doado por uma empresa de ônibus intermunicipal e outro utilizado por policiais militares na região e policiais rodoviários. Um etilômetro está no 4º batalhão da PM, em Maringá, e outro no posto de Marialva (20 quilômetros da cidade).

O Diário do Norte do Paraná