SAÚDE

Vacina contra rubéola está longe de atingir meta em Maringá

Homens e mulheres, entre 20 e 39 anos, devem procurar um posto de saúde para garantir a imunização contra rubéola, doença causada por um vírus, transmitida por via respiratória e que pode causar má formações no feto.

Para erradicar a doença, uma campanha nacional iniciada no último dia 8, pretende vacinar 70 milhões de brasileiros até o dia 13 de setembro, dia em que se encerra a campanha. Em Maringá, a meta é atingir 111.812 pessoas, porém o número de vacinas aplicadas até o momento está longe do esperado.

A coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, explica que todas as pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos devem ser imunizadas. “Não importa se a pessoa já teve a doença ou já tomou a vacina. Essa campanha de vacinação é para todos, por isso a importância de procurar um posto de saúde e tomar o quanto antes. Infelizmente ainda não alcançamos nem metade de nossa meta, tendo imunizado até o momento apenas 21% das pessoas nessa faixa etária”.

A vacina é oferecida em todos os postos de saúde da cidade, inclusive na Secretaria da Saúde, de segunda a sexta-feira. Para atrair mais pessoas, servidores da Secretaria da Saúde farão plantão nesse sábado (23), das 8 às 17 horas, nas unidades básicas de saúde da zona norte, zona sul, Quebec, Iguaçu, Pinheiros e na Secretaria da Saúde. “O plantão é apenas para a vacinação contra a rubéola”, convoca Edlene.

Serviço:

Informações com a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone: 3218-3120 ou 3218-3100.

PMM