CIDADE

Dois veículos são furtados por dia em Maringá

Maringá registrou, no mês passado, o recorde do ano em furtos de veículos: 83, número 11% maior que em junho. Foram levados pelos ladrões, em julho, 48 automóveis, 24 motos, cinco utilitários, além de cinco camionetes e um caminhão.

Nesta semana, o número de crime se mantém acelerado: foram 18 furtos em menos de uma semana. A média desde o início do ano é de dois furtos ou roubos de veículos por dia em Maringá.

Carros dos anos 90 são os mais visados pelas quadrilhas especializadas em furtos de veículos que agem em Maringá. Entre as motos, os modelos fabricados nesta década lideram a lista de furtos. As facilidades para a venda das peças e a falta de mecanismos de segurança desses veículos são apontadas pela polícia como os principais atrativos aos criminosos.

Para evitar a ação dos bandidos, as recomendações são o uso de travas, alarmes e dispositivos que bloqueiam a ignição. “O ladrão prefere o carro com ignição simples, que usa chave sem o chip de segurança”, alerta o investigador-chefe da Delegacia de Furtos de Automóveis de Maringá, Valmir Fernandes. “ Se o ladrão vê que o seu carro está com uma trava, com certeza ele vai preferir pegar qualquer outro que estiver mais desprotegido por perto”, avalia.

O Diário do Norte do Paraná