CIDADE

Maringá revive momento de pioneirismo

Uma cidade que nasceu e cresceu do trabalho dos pioneiros não poderia deixar de ser a primeira a adotar projetos e ações em benefício da população. Nos últimos anos Maringá se tornou pioneira em várias iniciativas que têm servido de exemplo para outros municípios de todo país. Um orgulho para a cidade e em especial para seus moradores que ganham mais empregos, renda e qualidade de vida.

Maringá já foi a pioneira na criação do primeiro Conselho Tutelar e do primeiro Conselho Municipal de Segurança do país, hoje entidades presentes em praticamente todos os municípios brasileiros. Este pioneirismo está de volta. Começando pela implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs), projeto de incentivo à atividade física que atrai praticantes de todas as idades inserido dentro do programa Maringá Saudável.

A administração está inaugurando no próximo dia 15 de maio a 22ª ATI, na praça do Teatro Barracão. Até o final do ano serão entregues outras 15 academias. Junto com a ATI Móvel, montada em um ônibus articulado, o projeto oferece opção de atividade física em praticamente toda cidade. A comunidade ganha mais saúde a custo baixo graças à parceria da Prefeitura com a iniciativa privada para implantar as academias. O modelo vem sendo adotada também por várias outras cidades, nos mesmos moldes do projeto maringaense.

Outro projeto pioneiro de Maringá é a versão municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada e sancionada antes mesmo da lei federal com o mesmo teor entrar em vigor. A Lei Geral de Maringá, lançada em setembro de 2006, está beneficiando mais de 7 mil empresas com a expectativa de formalizar em torno de 21 mil empregos.

Junto com a nova legislação veio o Alvará Fácil, que permite a empresas sem risco ambiental e sanitário abrir as portas e funcionar enquanto tramitam os documentos para a emissão do alvará. São iniciativas adotadas de forma pioneira em Maringá e copiadas por centenas de outros municípios brasileiros. A redação do projeto da Lei Geral de Maringá serviu de base para a legislação proposta por várias prefeituras do país.

O apoio às micro e pequenas empresas não parou por aí. No ano de 2007 a Prefeitura lançou o projeto “Bairro Empreendedor”, capacitando e orientando empresários dos bairros para melhorar a produtividade, ao mesmo tempo incentivando os negócios dentro do próprio bairro. A administração criou também um programa especial para a formação de costureiras, e o projeto “Rumo ao Emprego”, que está qualificando 2 mil trabalhadores apenas este ano.

Maringá é pioneira também em projetos ambientais. É o primeiro município da América Latina a adotar uma tecnologia de reciclagem e compostagem do lixo urbano, reduzindo em até 70% os resíduos finais com a vantagem de eliminar a contaminação ambiental. A tecnologia Biopuster, criada na Alemanha, é utilizada com sucesso em vários países da Europa e respeita as principais legislações de destinação final de resíduos sólidos.

A Prefeitura de Maringá foi também a primeira a determinar a compra de sacos de lixo e sacolas descartáveis fabricadas com plástico oxibiodegradáveis, que se descompõem em 18 meses. Os supermercados, feiras livres, padarias e outros setores do comércio da cidade também adotaram as sacolas oxibiodegradáveis de forma pioneira no país.

A atenção à comunidade também trouxe alguns projetos pioneiros. Uma vez por semana o prefeito Silvio Barros atende a população a partir das 6 horas da manhã, antes do início do expediente do Paço Municipal, garantindo maior atenção aos assuntos de interesse de toda cidade. A administração adotou outras ações pioneiras, como o Espaço Saúde e a Caravana da Cidadania.

O Espaço Saúde é realizado nas unidades básicas, sempre nos finais de semana pelo menos uma vez por mês, oferecendo serviços que vão de exames preventivos a vacinação de cães e gatos. A ação faz parte do programa Maringá Saudável e conta com o apoio de estudantes dos cursos das área de saúde das faculdades de Maringá, se tornando uma oportunidade para estes futuros profissionais conhecerem a realidade do atendimento no sistema público de saúde. A Caravana da Cidadania é uma visita às obras e projetos realizados pela administração aberta a toda a comunidade.

Junto com o setor empresarial, Maringá está sendo pioneira na proibição do fumo em ambientes fechados. A administração e o Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares tem desencadeado ações para coibir o consumo de cigarro mesmo em locais abertos. Diante da resistência dos clientes, especialmente os que vêm de outras cidades onde o fumo é tolerado nestes locais, Maringá quer fazer cumprir as leis existentes a nível federal, estadual e municipal.

Maringá foi também a primeira cidade do Brasil a implantar a Comissão Censitária Municipal, criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo Agropecuária e a Contagem da População realizados em 2007. O maringaense é privilegiado também em projetos pioneiros na área da cultura. Todas as semanas são oferecidas opções de dança, música e teatro de graça com espetáculos reunindo artistas locais e de outras cidades.

São iniciativas, projetos e ações que atingem de alguma forma toda população, dos que se beneficiam de mais empregos e renda, mais saúde e qualidade de vida, mais opção de lazer e cultura.

ACIM