GERAL

Funcionários dos correios decidem pelo fim da greve

Os trabalhadores dos Correios de 21 sindicatos de todo país já decidiram, em assembléias nesta segunda-feira aceitar o acordo firmado com a empresa e encerrar a greve. Quinze Estados, o Distrito Federal e o interior de São Paulo vão retomar os serviços a partir de hoje.

O acerto negociado no sábado estabelece o pagamento definitivo de abono de 30% para 43 mil carteiros da distribuição e coleta externa, um abono de R$260,00 mensais para outros 16 mil funcionários e a suspensão do desconto dos dias parados, que serão compensados através do banco de horas de trabalho.

A previsão do ministro Hélio Costa é de que em dez dias todas as entregas estejam normalizadas. Até sexta-feira, 130 milhões de correspondências não haviam chegado aos seus destinatários.

A partir de hoje, volta ao normal a entrega de propaganda por mala direta, boletos e faturas, que estava paralisada desde o início do mês. Durante o período de greve, os Correios só paralisaram a distribuição de telegramas, malotes de empresas e Sedex.

De acordo com os grevistas, a paralisação em Maringá começou com 75% de adesão e terminou com 63%, considerando apenas os trabalhadores que fazem entrega , carga, descarga e triagem das correspondências. Segundo a gerência regional, das 180 pessoas nas quatro unidades de distribuição da cidade, 70 aderiram à greve.

O gerente regional Carlos Roberto Mariani afirma que em 10 dias, a entrega de correspondências será normalizada. A estimativa é que 350 mil objetos estejam acumulados em Maringá. De acordo com o diretor executivo do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Osmar Silva, haverá compensação para a entrega de cartas atrasadas.

Agência Estado / O Diário