CULTURA

"Convite à Música" terá edição especial nesta sexta-feira

O programa “Convite à Música” terá uma edição especial nesta sexta-feira (18), com a presença do grupo polonês Kwadrofonik. A atração é uma extensão do Festival de Música de Londrina e se apresenta em Maringá, no Auditório Luzamor, a parrtir das 21 horas, com entrada franca.

Quem prestigiar o “Convite à Música” poderá apreciar um repertório com peças dos séculos XX e XXI, incluindo obras como sonata para dois pianos e percussão de Bela Bartók, Makrokosmos III de George Crumb, Linea do Luciano Berio, peças compostas especialmente para o quarteto e outras resultantes do trabalho em conjunto do grupo.

Os artistas do Kwadrofonik criam um diálogo musical entre pianos e instrumentos de percussão, com mudanças quase que imperceptíveis nas funções dos instrumentos: pianos se tornam instrumentos de percussão e instrumentos de percussão fazem a função melódica.

A precisão da interpretação, a impetuosidade, a facilidade de estabelecer um contato direto com o público garantem a satisfação total dos participantes na performance sonora criada pelo quarteto. Enquanto trabalham as peças, criam improvisações e experimentos sonoros buscando explorar ao máximo os recursos que os dois pianos e a percussão oferecem.

Um dos projetos do quarteto – resultado das pesquisas do grupo sobre canções folclóricas – foi aceito na 9ª edição do Festival de Músicas Folclóricas Nowa Tradycja (Nova Tradição), no qual os músicos receberam o Grande Prêmio, o Prêmio da Prefeitura de Warsaw e o Prêmio do Público com aplausos estarrecedores. Foram considerados pela crítica como um quarteto inovador e surpreendente numa nova perspectiva da música folclórica.

Em 2007 o grupo Kwadrofonik foi o vencedor da prestigiosa Premiação Especial da 3ª Competição da EBU (European Bradcasting Union) “Svetozar Stracina” na Bratislava. Pela primeira vez na história, um grupo recebe um prêmio por suas características de modernidade, inovação e credibilidade na tradição.

O Grupo Kwadrofonik tem sido reconhecido pelo público não apenas pelo alto nível de performance, mas também por apresentar propostas inovadoras e surpreendentes na união do piano e percussão. Uma maneira viva de combinar várias dezenas de instrumentos torna a performance do grupo extremamente excitante.

PMM