TEMPO

Sem previsão de chuvas

O Instituto Tecnológico Simepar, em Curitiba, registra as condições meteorológicas em todo o Paraná. Em Maringá, a última vez que as nuvens despejaram água foi no dia 24 do mês passado. De lá para cá, predominou o tempo seco.

Para quem torce para que a chuva dê logo as caras no município, a previsão é pouco animadora: até segunda-feira não haverá chuva, provavelmente.

No primeiro dia útil da semana que vem. O céu deverá estar tão claro quanto nas últimas semanas.

De acordo com dois meteorologistas do Simepar, Fernando Mendonça Mendes e Reinaldo Kneib, até agora o inverno está dentro dos parâmetros considerados normais, uma vez que não atuam no momento os fenômenos El Niño e La Niña, que aquecem e esfriam as águas do Oceano Pacífico e, conseqüentemente, o inverno brasileiro.

Quanto à previsão de precipitação, o instituto mensura que, em julho, deve chover entre 30mm e 75mm e, em agosto, entre 20mm e 60mm.

Com pouca precipitação, o ar continua seco. “Os picos de umidade acontecem em períodos de chuva”, explica Mendes. Outro fator que explica o tempo seco da estação é a predominância da massa de ar polar, que tem menor capacidade de conter e transportar umidade. Durante o verão, ocorre o contrário, uma vez que o domínio é da massa de ar tropical, que traz para cá umidade de outras regiões do país, sobretudo do Norte e do Centro-Oeste.

O Diário