CULTURA

Prefeito Silvio Barros Recepciona Jovens do intercâmbio Maringá - Kakogawa

Oito jovens estudantes, que vão realizar o intercâmbio Maringá - Kakogawa (Japão), foram recepcionados pelo prefeito Silvio Barros e pelo vice-prefeito Roberto Pupin, hoje (terça-feira, 18), de manhã, na sala de reuniões do Gabinete (Paço Municipal).

Também participaram do encontro o presidente da Associação-Maringá Kakogawa, Shiniti Ueta; Akemi Ueta Nishimori; representando o deputado estadual Luis Nishimori; o líder da delegação de intercâmbio, Motoo Canada; o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Kioshi Yano; o vice-presidente da Acema, Denzo Komagome; Eduardo Sasaki, monge do Templo Budista de Maringá e pais de intercambistas. O prefeito Silvio Barros recepcionou os intercambistas destacando que é uma oportunidade para os jovens ampliar a visão de mundo e também de percepção.

Apresentação

Na seqüência, o prefeito ressaltou alguns itens do ofício de que está enviando ao prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, apresentando a equipe "selecionada para desfrutar dos inúmeros benefícios morais e intelectuais que o intercâmbio tem proporcionado à juventude maringaense".

Descendência nipônica

O prefeito Silvio Barros também ressaltou a importância da descendência nipônica no Brasil, "responsável pelo avanço social e econômico de uma série de segmentos e atividades profissionais da nossa sociedade". Pupin avaliou que o intercâmbio trará boas experiências aos jovens. "Prestem bastante atenção em tudo que conhecerem. São oportunidades únicas e é importante aproveitá-las".

O presidente da Associação Maringá-Kakogawa, Shiniti Ueta, agradeceu ao prefeito Silvio Barros pelo apoio da administração municipal ao grupo. Shiniti também lembrou que o intercâmbio Maringá-Kakogawa, foi firmado na administração de Silvio Barros, pai do atual prefeito. "O intercâmbio foi assinado, durante um jantar, na casa de seu pai e o senhor estava lá". Shiniti também disse que o atual prefeito foi o responsável pelo som no jantar e tocava órgão na oportunidade.

"O estudante está indo para aprender muito mais. Esta viagem vai enriquecer muito o conhecimento de vocês", destacou o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Kioshi Yano.

Grupo

O grupo de intercâmbio terá como líder da de delegação Motoo Canada. Vão integrar a comitiva os estudantes Ivan Cesar Tanaka Kussano, Eduardo Mikio Higaki, Henry Kiyonori Uchida, Cyntia Akina Yoshii Uchida, Milene Hitomi Morishita, Wojtyla Kmiecik Moreira, João Moreira Filho, Vinicius Eiji Kamoeka.

Os jovens, que têm entre 14 e 21 anos, ficam em Kakogawa até dia 1º de fevereiro e vão ter uma agenda com muitas atividades culturais e esportivas.

A irmandade Maringá-Kakogawa completa 32 anos e o intrecâmbio 12 edições. Kakogawa fica localizada na península de Hiogo, Japão.