SAÚDE

Ambulatório DST/AIDS promove ação do Dia dos Namorados

A Coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria da Saúde de Maringá realiza nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), uma campanha de prevenção e orientação para marcar o Dia dos Namorados – 12 de junho. O trabalho inclui uma ação de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e coleta de material para exames.

Na quarta-feira (11), o trabalho será realizado nas casas noturnas próximas à Universidade Estadual de Maringá e ao Cesumar, onde se concentram os jovens. Serão colados adesivos nos banheiros dos estabelecimentos, distribuídos preservativos e entregues folhetos sobre a campanha.

Na quinta-feira (12), será feita a coleta de material para exame de sífilis, hepatite e HIV. Na UEM a coleta será no Laboratório de Enfermagem, no Bloco 1, e no Cesumar no Posto de Saúde do Aclimação, que funciona dentro do campus da instituição. A coleta será das 9h ao meio dia, sem custo para os interessados. “Quem não conseguir fazer a coleta quinta-feira, nestes locais pode procurar o ambulatório, que funciona no NIS Zona Sul, no Jardim Tabaetê”, avisa a enfermeira Eliane Biazon, da Coordenação do Programa DST/AIDS.

Ela destaca a importância da testagem como forma de evitar a continuidade da proliferação do vírus e o tratamento precoce, que traz melhores resultados em especial na qualidade de vida do portador. Para cada caso de HIV detectado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem outros cinco sem registro, com o risco do portador estar transmitindo o vírus para outras pessoas.

O objetivo é trabalhar a proteção do paciente e das pessoas de seu relacionamento. “Quanto antes detectar o vírus melhor também para evitar que a pessoa adoeça, o que dificulta ainda mais o tratamento”, alerta Eliane. Atualmente existem mais de 2 mil portadores em tratamento na região de Maringá, que abrange 30 municípios. Ela revela que o número cresceu na região, especialmente pela intensificação das campanhas de testagem nos últimos dois anos.

PMM