SAÚDE

Programa DST/AIDS capacita educadores da SASC

A Coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria Municipal da Saúde de Maringá, realiza nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), um curso de capacitação para educadores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). O curso será oferecido a servidores que atuam no Abrigo Provisório para Adolescentes, no Abrigo para Idosos, e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A proposta da coordenação, explica a enfermeira Eliane Biazon, é capacitar todas as pessoas que trabalham diretamente com a população. “Estamos capacitando também o pessoal das unidades básicas de saúde e vamos iniciar o treinamento também nas empresas privadas”, revela.

O curso prepara os profissionais que trabalham diretamente com o público a identificar as pessoas com um comportamento de risco, fazer a orientação correta e se possível encaminhar para a testagem. Muitas vezes, segundo Eliane, as pessoas não sabem para onde encaminhar quem precisa ou tem interesse em fazer o exame.

Ela destaca a necessidade de preparar os funcionários destes setores da SASC porque trabalham diretamente com uma população mais vulnerável. “Mas estamos levando o curso para todos os setores de interesse, como as comissões de prevenção de acidentes de trabalho das grandes empresas”, completa.

A importância da capacitação, conclui a enfermeira do Programa DST/AIDS, está na possibilidade de identificar o portador do vírus antes de apresentar os sintomas, possibilitando iniciar o tratamento com mais chances de resultados. O diagnóstico permite também que o portador deixe de contaminar outras pessoas já que a doença demora até 10 anos para se manifestar. Além disso, iniciar o tratamento antes da doença apresentar os primeiros sinais dará mais qualidade de vida ao paciente.

PMM